Vereadores elogiam audiência sobre legislação eleitoral

Audiência pública foi na manhã da última terça-feira, quando vereadores e candidatos participaram

11 de julho de 2008 às 00h00.

A 40ª Zona Eleitoral, que envolve Venda Nova e Conceição do Castelo, promoveu na manhã da última terça- feira, dia 8 de julho, uma audiência para divulgar a legislação eleitoral e incentivar a comunidade a coibir a troca de votos por favores.  Na sessão da Câmara da mesma data, os vereadores de Venda Nova foram à tribuna elogiar a iniciativa do juiz Valeriano Cezário Bolzan.

Alberto Falqueto- PDT foi o primeiro a se manifestar. Ele considerou de alto nível a mesa formada pelo procurador federal Carlos Mazzoco, pela promotora Adriana Dias Paes Ristori, pelo juiz e por Dom Silvestre Luiz Scandian. “As oratórias foram bastante esclarecedoras”, disse.

Ele lembrou que o período de campanha começa e disse esperar que o bom nível dos candidatos e da campanha permita que as denúncias de práticas ilegais sejam desnecessárias..“Em Venda Nova, a campanha é tradicionalmente pacífica e torço para que continue assim. Espero que todos coloquem o respeito e a amizade em primeiro lugar”.

Em seguida, a vereadora Eunice Caliman- PV se manifestou e também parabenizou a audiência. Ela sugere que a audiência seja estendida a escolas, igrejas e outros locais para que o povo tenha a oportunidade de se informar melhor sobre como proceder a uma abordagem inadequada. “O que foi falado é de extrema importância para estas eleições”.

Chico Foletto- PSB fez um discurso na mesma linha de Falqueto. Para ele, cada candidato deve se preocupar em mostrar o que tem de melhor e encarar a disputa com mais leveza para que a agressão verbal não prevaleça. Para ele, a postura indigna é uma falta de respeito com o eleitor, que sem ouvir acusações vai entender melhor a proposta de cada candidato.

Sobre a iniciativa do juiz, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB comentou que a Justiça mostrou que vai se empenhar para uma eleição limpa e igualitária. Ele, que já participou de outras eleições, acredita que esta seja uma nova fase da política eleitoral em Venda Nova. Quanto ao comportamento durante a campanha, Grillo, também defende um esforço para os candidatos reconhecerem suas qualidades. Ele também defende uma prestação de contas para quem já teve mandato.

FOTOINTERNA1

Audiência pública

Durante o seu discurso na audiência pública, o juiz da Comarca, Valeriano Cesário Bolzan, disse que vai trabalhar para uma campanha “limpa” e conta com a participação popular para inibir os casos de compra de votos. Bolzan falou que a comunidade precisa estar mais consciente do seu papel neste momento do país e lamentou  o resultado de uma pesquisa, que constatou que 50% da população brasileira não sabem que haverá eleições neste ano.

A promotora de Justiça, Adriana Dias Paes Ristori, também quer a comunidade ativa na campanha contra compra de votos. O candidato que fizer doações em troca de voto pode ser multado e ter o registro cassado, caso haja denúncia e testemunha.

Carlos Mazzoco, procurador da Justiça, citou vários problemas para exemplificar o quanto o cidadão brasileiro perde com a venda do seu voto. Ele ainda falou da passividade da grande maioria dos brasileiros e disse acreditar que a pressão popular é uma arma para reverter a situação, principalmente através do voto.

Para Dom Silvestre Luiz Scandian, o povo exerce o seu poder com o voto e precisa participar da vida da comunidade e das principais decisões. “É preciso debater com mais seriedade a questão da política”, disse exemplificando aquela reunião como um bom começo.