Vereadores defendem construção de Casa de Apoio a familiares de pacientes do HPM

15 de março de 2023 às 16h38.

Há cerca de três anos e meio, o Hospital Padre Máximo (HPM) colocou à disposição da população leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nascia, naquele momento, um novo local de cura. Com ele, no entanto, uma nova necessidade: o acolhimento dos familiares que acompanham os pacientes internados. A UTI do HPM disponibiliza as vagas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que nem sempre aqueles que ocupam os leitos são de Venda Nova do Imigrante ou de cidades vizinhas. Muitos vêm de locais distantes, como o Norte do Estado, e nem sempre têm condições financeiras para ficarem hospedados em um hotel ou têm parentes para recebê-los em casa. 

E, diante desse cenário, os moradores de Venda Nova não ficaram parados. Isabel Moreira, que foi homenageada na Câmara na segunda-feira (13) por conta do Dia da Mulher, indicada pelo vereador Marco Torres, abraçou a causa. Abriu sua residência para receber familiares e amigos de pessoas que estão na UTI. A demanda é crescente: os dez leitos abertos na inauguração da unidade foram ampliados e agora são 20 vagas. Na prática, ao menos 20 familiares ficam a postos para acompanhar seus parentes diariamente. Isabel conta que já chegou a hospedar, de uma única vez, 18 pessoas no seu lar. Além de cama e banho, há ainda a alimentação, que é paga pela dona do imóvel ou chega na forma de doação. Nada é cobrado das famílias. E o sonho de Isabel é a construção de uma Casa de Apoio a essas pessoas, a exemplo das que existem em outras cidades, como Cachoeiro de Itapemirim.

Clique aqui e leia a história de Isabel e de tantas outras mulheres que fazem a diferença em Venda Nova do Imigrante.

Vereadores buscam alternativas para ajudar

Na 8ª Sessão da Câmara de Venda Nova, ocorrida na noite da última terça-feira (15), os vereadores defenderam uma Casa de Apoio para abrigar familiares e amigos de pessoas internadas. O presidente da Câmara, Erivelto Uliana, falou sobre a necessidade de apoio ao trabalho de Isabel e indicou alternativas para que se inicie a construção do imóvel. 

"No dia 31 de março de 2020 foi publicada a lei 1.361, aprovada por essa Casa, e que autoriza o Poder Executivo municipal a firmar contrato de concessão de uso de imóvel do município com o Hospital Padre Máximo. No último dia 21 de fevereiro deste ano foi aprovado pelo plenário o requerimento 002/2023, de autoria da vereadora Aldi Maria Caliman, requerendo informações do Poder Executivo Municipal se foi assinado esse contrato autorizado desde 2020 E se há obras em execução. Está no prazo de 30 dias para o Executivo prestar informações. Vejo três caminhos: o primeiro seria o Executivo, na figura do prefeito, se sensibilizar com a matéria e incluir no orçamento para execução no próximo ano. Se o prefeito não incluir, nós vereadores teremos a oportunidade de destinarmos parte da nossa emenda impositiva para que obriguemos o prefeito a iniciar a obra. Ainda que nós, vereadores, destinemos um valor que não seja suficiente para o todo, o Executivo iniciará a obra e faremos a emenda no ano seguinte novamente. São caminhos plausíveis. Há um outro caminho ainda, que seria buscar junto a um deputado federal ou estadual uma emenda parlamentar com essa destinação específica. Mas faço votos e me coloco à disposição para fazermos a emenda impositiva", disse o presidente da Câmara. 

O vereador e 1º secretário da Casa, Marcio Lopes, também se sensibilizou com o trabalho de Isabel e mostrou seu apoio na busca por uma forma de garantir um local para acolher parentes de pessoas internadas. “A Isabel abriu a casa dela para atender às pessoas necessitadas. Ontem (segunda-feira) fiz um pedido e vou reforçar: vamos buscar ajuda para a Isabel com uma Casa de Apoio. A Isabel atende a todos não só com alimentação, mas com banho e lugar de dormir”, disse o vereador.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.