Dia Mundial da Síndrome de Down: presidente e fisioterapeuta da Apae falarão na tribuna da Câmara de Venda Nova do Imigrante

20 de março de 2023 às 13h16.

Matéria atualizada em 21/03/2023

Dirigentes da Apae de Venda Nova do Imigrante farão uso da tribuna da Câmara de Venda Nova do Imigrante nesta terça-feira (21), em virtude do Dia Mundial da Síndrome de Down. Estarão na Casa de Leis o presidente da instituição, Arildo Nunes Reis, e a  fisioterapeuta Júlia Lopes Tedesco.

A data é um marco importante de conscientização mundial e de quebra do estigma social a respeito de pessoas com a síndrome. O dia 21 de março foi escolhido de forma intencional, representando os três cromossomos 21 presentes nas células de pessoas com a síndrome.

A Apae de Venda Nova foi fundada em 20 de dezembro de 1988, por iniciativa de um grupo de pessoas preocupadas com o desenvolvimento psicossocial e pedagógico de seus filhos com deficiência intelectual e múltipla. De forma voluntária, realizaram um levantamento dos usuários e esclareceram sobre a necessidade de um trabalho especializado.

No primeiro momento, o movimento foi contemplado com a criação de uma sala especial. Diante do aumento dos usuários foi viabilizado um novo espaço, no bairro Vila Betânia. Surge então o movimento voluntário, cujo objetivo era dar sustentação financeira à Instituição.

A instituição é referência no município no atendimento especializado nas áreas de saúde, educação e assistência às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, desde recém-nascido até a terceira idade.