ETE: Audiência Pública será na próxima terça-feira

A Câmara recebe comunidade e diretoria e técnicos da Cesan para expor situação do sistema de tratamento de esgoto de Venda Nova

05 de novembro de 2008 às 00h00.

Está transferida para o dia 11, próxima terça-feira, a Audiência Pública com a Cesan e interessados para tratar da Estação de Tatamento de Esgoto- ETE de Venda Nova. Ao final da sessão de ontem, dia 4 de novembro, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, comunicou a mudança da data, antes anunciada para o dia 11. A audiência será no plenário da Câmara, às 19h45 horas.

 

Durante a sessão do dia 21 de outubro, o presidente propôs marcar uma Audiência Pública com os técnicos da Cesan. Ele quer que a comunidade entenda melhor e os técnicos da Cesan apresentem uma proposta para a solução do problema de falta de capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE de Venda Nova.

 

Na primeira sessão do mês de outubro, o vereador Alberto Falqueto- PDT fez uma ampla explanação sobre a situação da ETE. Depois do ponto de despejo da ETE a água fica escura e com um mau cheiro intenso, que incomoda e preocupa os moradores das imediações.

 

Falqueto voltou à tribuna para explicar a situação.  Ele que participou de uma reunião com a equipe técnica no dia 26 de setembro e depois a acompanhou à estação, voltou a dizer que o projeto nasceu defasado. Para Alberto houve um erro grosseiro de planejamento da Cesan, que não considerou o crescimento populacional da cidade. 

 

A transferência do "Pinicão", que exalava incômodo mau cheiro, não resolveu o problema.  O esgoto gerado no município ultrapassa o dobro da capacidade e chega a triplicar no horário de pico.  Com a transferência, ficaram os resíduos sólidos que, por exigência do Iema, só podem ser retirados quando totalmente secos. Falqueto informou que o processo de licitação para execução do serviço será feito agora, justo no momento que inicia o período de chuvas.

 

Os vereadores Alberto e Marco Grillo estão em contato direto com a Cesan em busca de providências.  Eles já solicitaram um projeto de ampliação do sistema, pois o líquido escuro jogado no rio é percebido até em Cachoeira Alegre.  "Temos quase 100% das casas ligadas ao sistema de coleta de um esgoto que não é tratado".

 

Ao propor uma Audiência Pública, com a presença de Carlos Martinelli, diretor de operação da Cesan, Grillo disse que o objetivo é esclarecer a situação para os setores interessados e a comunidade. 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.