Renato Casagrande é “Cidadão Vendanovense”

Deputado Paulo Foletto, prefeitos eleitos e atuais prestigiaram sessão solene em homenagem ao senador

11 de novembro de 2008 às 00h00.

A Câmara Municipal de Venda Nova recebeu o senador Renato Casagrande- PSB ontem à noite, quando em uma Sessão Solene lhe concedeu título de "Cidadão Vendanovense" e a "Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman". O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Paulo Foletto- PSB e autoridades locais e dos municípios vizinhos, dentre elas, prefeitos eleitos e atuais, e vereadores.

Além da presença do deputado estadual Paulo Foletto, o evento atraiu prefeitos atuais e eleitos de Venda Nova e municípios vizinhos, e vereadores com mandato e os eleitos no último pleito. Para compor a mesa, foram convidados o prefeito anfitrião, Braz Delpupo, e os prefeitos de Afonso Cláudio e Conceição do Castelo, Edélio Guedes e Saulo Belisário. Ainda compuseram a mesa, os prefeitos eleitos de Venda Nova, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo e Ibatiba, Dalton Perim, Wilson Costa, Doca Espadeto e Lindon Jonhson, respectivamente.

FOTOINTERNA1

Renato Casagrande, além de ser um senador reconhecido no cenário nacional pela ética e competência, é do município vizinho de Castelo e tem forte atuação regional. No episódio da conquista de uma unidade do Cefet para Venda Nova, por exemplo, teve importante participação.

A decisão de homenagear o senador estava incluída na programação da Sessão Solene do 20º Aniversário de Emancipação Política de Venda Nova, no dia 8 de maio, quando ele estava fora do país e não pode comparecer.

Pela postura de fazer homenagens somente em ocasiões muito especiais, os títulos concedidos pela Câmara de Venda Nova são muitos valorizados. "Fico feliz em receber este reconhecimento dos vereadores e da comunidade de Venda Nova", disse o senador ao declarar valorizar muito a homenagem.

FOTOINTERNA2

Em seu discurso, o senador enalteceu a ética como valor fundamental para a classe política no Brasil. Ele disse transitar com facilidade no meio político, pois é reconhecido pela sua postura e por este motivo não sofre assédios que ponham em risco sua integridade.

Histórico

Nascido em Castelo/ES, Renato Casagrande é formado em direito e engenharia florestal. No seu município, foi secretário de Obras e Serviços (1984 a 1987) e Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Serra (1999 a 2002). Na esfera estadual, ocupou o cargo de secretário de Estado da Agricultura (1995 a 1998).

De 1991 a 1994, foi deputado estadual e vice-governador do Estado entre 1995 a 1998.  De 2003 a 2006, foi deputado federal, obtendo uma projeção rara para um parlamentar estreante. Na Câmara, foi vice-líder e líder do PSB, além de vice-líder do Governo Lula, quando atuou como um dos principais articuladores da base governista.

Elegeu-se Senador em 2006 com a maior votação já obtida para o cargo no Estado. No Senado, estréia com desenvoltura de veterano. Discreto e eficaz no trabalho parlamentar, goza de bom trânsito no Congresso Nacional. Articulado, é vice-líder do bloco de apoio ao Governo e Líder do PSB no Senado. Foi designado, juntamente com os senadores Almeida Lima (PMDB/SE) e Mariza Serrano (PSDB/MS), relator do Conselho de Ética da Casa da representação do PSOL contra o Presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB/AL).

Um dos operadores em matérias de infra-estrutura e meio ambiente, idealizou e preside a Subcomissão Permanente do Aquecimento Global no âmbito da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Posteriormente, com a criação da Comissão Mista do Aquecimento Global, passou acumular a relatoria da referida Comissão. É Vice-Presidente da Subcomissão Permanente de Serviços de Informática do Senado Federal.

FOTOINTERNA3

O senador também foi designado para vice-presidente da CPI do Apagão Aéreo no  Senado, criada para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela crise do tráfego aéreo brasileiro. A crise foi desencadeada com o acidente do dia 29 de setembro de 2006, envolvendo uma aeronave da Gol.

Compôs outras três vezes consecutivas, entre 2004 e 2006, como Deputado Federal, a relação dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Bom debatedor e excelente negociador destaca-se como articulador. Renato Casagrande também foi eleito por jornalistas de todo o Brasil e, posteriormente, por internautas, como o 2º senador mais atuante do país em enquete realizada pelo site "Congresso em Foco".

* Texto lido pelo vereador Gervásio Ambrosim- PDT durante a sessão solene.