Diretora de escola divulga exposição

Cerca de 400 crianças se envolveram no projeto apoiado pelo Instituto Jutta Batista da Silva

13 de novembro de 2008 às 00h00.

Na última terça-feira, dia 11 de novembro, a diretora Escola da Domingos Perim, Maria Perpétua Seraphim, foi à tribuna da Câmara divulgar a mostra que os alunos farão amanhã, dia 14 de noembro. Ela explicou que a comunidade poderá ver a produção dos alunos dentro do Projeto “Eu Quero”, desenvolvido com o apoio do Instituto Jutta Batista da Silva.

De acordo com a diretora, mais de 400 crianças estão envolvidas. Destas, mais de 100 ganharam ocupação no horário extraclasse e 80 passaram a almoçar na escola. “Eles continuam estudando no horário normal de aula. Estes trabalhos reforçaram a educação que eles recebem em casa. O IJBS nos ofereceu uma oportunidade e fomos confiantes e assumimos o compromisso”, disse demonstrando satisfação com o resultado.

Exposição

Quem quiser conhecer o resultado de um projeto sócio educativo promovido pela Escola Domingos Perim dever dar uma passadinha por lá. A exposição começa às 7h30  e vai até às 11h30, da próxima sexta-feira, nas dependências da escola.

Para envolver os alunos em atividades extracurriculares, a escola trabalhou paralelamente com o “Mais Tempo na Escola”, da Secretaria de Estado da Educação – Sedu. Desde o mês de julho, os alunos passaram a fazer oficinas de inclusão digital, contação de estórias, musicalização, dança, dentre outras.

Doze professoras foram contratas para o projeto. Destas, Albertina Carnielli, foi designada coordenadora. A escola decidiu centralizar os trabalhos em um tema e escolheu resgatar a própria história. Foi então que os alunos pesquisaram como foi o surgimento da escola na comunidade. Parte do resultado deste resgate pode ser visto em maquetes das casas dos primeiros moradores da vila no início da colonização.

Com a pesquisa, os alunos entraram em contato com as primeiras professoras, as irmãs Leida e Alcéia, que ainda guardam histórias daquele tempo na memória. “Não podemos deixar de destacar a importância da ex-diretora Vera Paraíso, que ficou à frente da escola durante 18 anos”, destaca Maria Pepétua Seraphim.

O projeto

De acordo Perpétua, tudo começou com um telefonema do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS no início do ano perguntando se a escola teria interesse em fazer parceria. Logo em seguida a escola se reuniu com o Conselho e decidiu pelo sim. “Pensamos que seria uma coisa pequena, com poucas crianças”.

No dia 2 de janeiro, R$ 100 mil foram depositados na conta da escola. Os recursos foram divididos para capacitação e consultoria promovida pela Compreender, empresa de Belo Horizonte, e para contratação dos profissionais para as oficinas.

De acordo com Lígia Altoé, assistente social do IJBS, a exposição faz parte das metas traçadas pela consultoria, que propôs mostrar para o público o resultado do trabalho que os professores conseguiram desenvolver com os alunos em sala de aula. “O IIJBS foi o parceiro que mobilizou para viabilizar os recursos via Fundo da Infância e do Adolescente- FIA. Para a consultoria educacional, a compreender venceu a licitação”.