Escola de hotelaria e gastronomia já tem terreno

Entrega oficial foi na manhã de terça-feira, no gabinete da Prefeitura Municipal

18 de novembro de 2008 às 00h00.

José Lino Sepulcri, presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo- Fecomércio/ES, recebeu oficialmente da Prefeitura de Venda Nova o documento de doação de um terreno para construir a sede da Escola de Hotelaria e Gastronomia. O terreno de quase seis mil metros quadrados está localizado ao lado da creche da sede do distrito de São João de Viçosa.

A entrega oficial do terreno foi no gabinete do prefeito Braz Delpupo, na manhã de terça-feira, com a presença do presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo, de vereadores atuais e eleitos, do juiz Valeriano Cezário Bolsan, e do presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac/ES, Dionísio Corteletti.

Sepulcre agradeceu o empenho e o incentivo do Município, em viabilizar a criação da escola do Senac em Venda Nova. “Em princípio seria uma cozinha gastronômica, que tomou corpo e passou a ser uma escola profissionalizante para toda região. Tenho certeza, será muito boa”, afirmou dizendo que o ato oficializava o projeto no município.

FOTOINTERNA1

O presidente da Câmara lembrou que a implantação de uma escola de hotelaria e gastronomia em Venda Nova foi um desafio lançado pelo governador Paulo Hartung à deputada federal Rose de Freitas, no palanque na Festa de Aniversário de Venda Nova, no ano passado. “Considero ações como esta de efeito benéfico imediato”.

Para Marco Grillo, junto com o Cefet, a consolidação deste projeto configura um dos momentos mais importantes da atualidade. Ele citou vários empreendimentos em Venda Nova e região que vão demandar mão-de-obra especializada que certamente será formada pela Escola de Hotelaria e Gastronomia.

O juiz Valeriano Bolzan, que acompanhou todo este processo, destacou a posição geográfica privilegiada de Venda Nova que certamente vai facilitar o acesso de alunos de toda região. “Geograficamente privilegiado, o local congrega ainda um povo e poder público interessados que fazem de Venda Nova ideal para o empreendimento”.

Fechando a solenidade, Braz Delpupo lembrou que a alta freqüência nos cursos da Carreta do Senac em Venda Nova demonstrou o quanto Venda Nova e região demandam cursos. “A Carreta veio para ficar seis meses e permaneceu por cinco anos”.  Quanto à absorção desta mão-de-obra, o prefeito também vê nos empreendimentos em andamento possibilidades de abertura de postos de trabalho.

Estudo

No dia 27 de julho de 2007, os presidentes da Federação do Comércio do Espírito Santo- Fecomercio/ES, José Lino Sepulcri; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac/ES, Dionísio Corteletti; e do diretor regional do Serviço Social do Comércio- Sesc/ES, Gutman Uchoa de Mendonça, estiveram em Venda Nova para visitar possíveis locais para implantação da escola.

Na ocasião, Sepulcri disse que os cursos serão oferecidos de acordo com o resultado de estudo na região. Na avaliação dele, a Região de Montanhas é promissora e os hotéis e restaurantes carecem de mão-de-obra especializada.

Os cursos serão através do Senac, que oferece mais de 250 variações que possibilitam o início de uma carreira profissional.