Vereador presta contas da viagem ao Sul

Depois de participar a convite do Governo do Estado, do Festival de Turismo de Gramado, presidente da Câmara relata suas impressões

21 de novembro de 2008 às 00h00.

Na última terça-feira, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, fez um resumo da prestação de contas de sua viagem ao Rio Grande do Sul, onde participou do 20º Festival de Turismo de Gramado.  O Festival foi do dia 13 a 16 de novembro e o presidente, que já foi secretário Municipal de Turismo e é membro do Conselho Estadual de Turismo- Contures, viajou a convite do Governo do Estado e do Sebrae, junto com um grupo que representou o Espírito Santo.

Na Tribuna da Câmara, o presidente disse que voltou impressionado com o modelo de gestão do turismo em Gramado e em toda região da Serra Gaúcha. De acordo com ele, a gestão pública, o comprometimento do setor privado e o envolvimento da população resultaram em um conjunto de ações simples e funcionais que sincronizadas resultam num excelente atendimento ao turista.

Fazendo um paralelo com Venda Nova, ele citou o Festival de Cinema de Gramado, que surgiu modestamente há 40 anos, cresceu com investimentos e se tornou um grande produto turístico. O evento reconhecido nacionalmente tem a mesma idade da Festa dos Universitários, evento de vocação semelhante, que, na opinião do vereador talvez não tenha recebido a devida importância. Ele também citou o Enduro da Polenta, que completou 20 anos, e tem forte apelo turístico.

Construção de presídio

O presidente da Câmara aproveitou que falava de turismo e mais uma vez questionou o projeto da construção de um presídio na Micro-região Sudoeste Serrana pelo Governo do Estado. Cerca de 15 milhões estão previstos no Orçamento de 2009 para este fim e, na avaliação de Grillo, uma unidade prisional vai afugentar novos empreendimentos e comprometer o turismo. "Somos uma região turística e um dos 65 destinos do país. Temos rotas importantes e grandes investimentos que não combinam com prisão".