Câmara aumenta mobilidade no atual Orçamento

De 15 passou para 25% o poder do Executivo em abrir crédito adicional suplementar

28 de novembro de 2008 às 00h00.

Por unanimidade e em segunda e última votação foi aprovado o Projeto de Lei Nº 047/2008, que altera de 15 para 25% o limite de o Executivo abrir crédito adicional suplementar no Orçamento Municipal de 2008.  A matéria, de autoria do Executivo, foi para a Câmara sob o argumento de facilitar o fechamento das contas deste ano.

No final do ano passado foi aprovada a lei nº 747 que reduziu este poder de mobilidade de 30 para os 15%.  Na ocasião, o presidente da Casa sugeriu 25%, mas a oposição era maioria. Vereadores do mesmo grupo, apesar de declararem e votarem a favor da autorização, foram à tribuna protestar, alegando que a situação presente é resultado de falta de planejamento.

Isael Bergamim- PMDB declarou que votaria a favor, pois não queria prejudicar o pagamento do 13º dos funcionários e ainda reclamou  que todo ano o Orçamento é aprovado e não é cumprido. Valdir Dias- PMDB e Eunice Caliman- PV acompanharam o discurso de Isael.

Quanto ao projeto em pauta, o presidente só vota quando há empate e mesmo assim fez vários esclarecimentos. Ele disse que o Orçamento sempre foi muito enxuto e com previsões de arrecadações próximas da realidade. Estes fatores restringem o poder de remanejamento pela Administração Municipal.

Além desta realidade, o Município é obrigado a dar a contrapartida quando surgem recursos extras do Estado e da União para novos projetos. Como os projetos estão fora do planejamento da Prefeitura, não há reservas no Orçamento e obriga a fazer verdadeiros malabarismos para o Município não perder os benefícios.

Um exemplo é o convênio para construção do Centro Cultural e Turístico da Fundação Máximo Zandonadi, a ser assinado na noite de sábado, no valor de R$ 1.853,00. A União vai repassar R$ 1 milhão e o Estado que repassaria R$ 853 mil, fez um corte de mais de R$ 200 mil. Para garantir o projeto, a Prefeitura precisa arcar com esta diferença.  Esta obra não estava no PPA e nem no Orçamento e a LRF obriga a Prefeitura repassar ainda este ano ou deixar este recurso em caixa.

FOTOINTERNA1

No dia 10 de maio, quando Venda Nova comemorava 20 anos de Emancipação, Dom Décio Zandonadi (da Fundação Máximo Zandonadi), Rose de Freitas e o prefeito assinaram o convênio da parte federal dos recursos.

Mais folgado

O Projeto de Lei que trata do Orçamento 2009 já está em tramitação na Câmara e, conforme as próprias recomendações técnicas da contadora da Prefeitura, terá o limite de até 30% para abertura de crédito adicional suplementar. A informação é do presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB.

Este retorno de poder de mobilidade com limite de 30% coincide com o primeiro ano da próxima Administração Municipal.