Vereadores debatem segurança pública

Depois de participar de reunião com Rodney Miranda, vereadores falam de segurança e dos perigos das drogas

04 de dezembro de 2008 às 00h00.

Esta semana, o presidente da Câmara, Marco Grillo –PSDB, e o vereador Chico Foletto- PSB participaram com outros representantes da comunidade e com o prefeito eleito, Dalton Perim- PMDB, de uma reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública. Eles foram levar reivindicações visando melhorar a segurança em Venda Nova.

Quem não foi, mas se interou do assunto foi o vereador Alberto Falqueto- PDT, que antes dos colegas foi à tribuna falar de sua preocupação com a situação do uso e tráfico de drogas que ele julga assustadora. “Em Venda Nova há um bando de aliciadores de menores na porta das escolas... O crak está a preço de banana e o acesso é fácil”. Ele sugere um trabalho nas escolas e atribui ao vício a onda de roubos na cidade.

Para Foletto, é preciso maior envolvimento da sociedade civil e, principalmente, uma discussão sob o papel da família, que deve se envolver mais na educação dos filhos.  Ele falou de fatos antes distantes das cidades do interior que aos poucos vão se tornando comuns, principalmente os roubos motivados pelo uso de drogas. “A situação se agrava e gera violência”, pontuou.

Desta reunião participaram representando outros segmentos da comunidade os empresários Cleto Venturim, que é presidente do Sicoob Sul-Serrano, e Washington Bissoli, presidente da Apae.  Foletto disse que foram levadas reivindicações já conhecidas, dentre elas, o aumento do efetivo. De acordo com Foletto, Rodney repetiu que a formação de um policial é um processo que demanda muito tempo. Primeiro o candidato precisa passar por um concurso público e depois por treinamento na Academia Militar.

Foletto anunciou que o secretário prometeu que no início do ano, mais propriamente no final do verão, distribuir 200 policiais pelo interior e mais 300, no meio do ano. O secretário ainda disse aos representantes do município que os aposentados serão convocados para atuar nos presídios para liberar os policiais da ativa para as ruas.

Para Venda Nova, especificamente, Rodney falou que o Estado fará a adaptação do prédio da Incubadora de Empresa, além de liberar uma nova viatura. A obra será feita em parceria com a Prefeitura.

O presidente da Câmara falou dos problemas das drogas, que na sua avaliação está aqui e em todo o Brasil. Para ele, a dificuldade do combate também se dá pelo fato de o país fazer divisa com países que apóiam a produção  de drogas. No entanto, ele salientou que é preciso ficar claro o papel dos pais em educar e de ver com indignação a rede Globo dar o papel de protagonista de novela a um viciado.