Vereadores reagem ao pronunciamento

Prefeito e equipe de governo foram parabenizados pelos vereadores, que também abordaram a preocupação com o futuro da receita da municipalidade

18 de dezembro de 2008 às 00h00.

Depois da ampla explanação do prefeito Braz Delpupo na sessão de terça-feira, os vereadores foram à tribuna comentar a prestação de conta do mandato que termina no dia 31 de dezembro próximo. O primeiro a comentar foi o vereador Alberto Falqueto- PDT.  “Como disse o prefeito, ninguém consegue fazer tudo e agradar a todos”, começou. Ele afirmou que todos precisam reconhecer que o Município se destaca e é porque tem muita coisa dando certo. “É o trabalho de uma equipe”.

O vereador lembrou que a cada ano surgem novos desafios. O município é agrícola e sem perspectiva de implantar indústrias e precisa partir para a receita própria, principalmente o ISS. “A cultura é não se cobrar. Vão reclamar, mas não tem outra saída. A arrecadação oriunda da agricultura está esgotada e a tendência é a situação se complicar”.

Luiz Brambilla- PMDB fez perguntas. Dentre elas sobre o desequilíbrio nos gastos de determinadas secretarias, que não obedecem ao Orçamento. O prefeito explicou o que já foi dito na Câmara diversas vezes: chegam verbas inesperadas da União ou Estado que exigem a contrapartida da Prefeitura. “Não se sabe destas verbas e tem setor que acaba pesando mais devido aos imprevistos... Por esta razão, mandamos a proposta do Orçamento 2009 com 30% de mobililidade”.  Braz trabalhou com 15% e considera a faixa de 20 a 25% boa para governar.

Os números da Saúde chamaram a atenção do vereador Chico Foletto- PSB, que se disse também impressionado com o desempenho da Educação, que para ele se revela boa pelos resultados no Enem, vestibulares e outros testes. Ele ainda fez uma referência à pretensão do prefeito eleito Dalton Perim em discutir o Orçamento com a população e alertou às pessoas, que precisam sempre priorizar o bem coletivo

Já Gervásio Ambrosim-PP disse que o sucesso mostrado nas explanações era devido a cada momento dos quatro anos de administração. “Parabéns ao prefeito e aos funcionários. E a esta Casa de Leis também, pois foi uma grande parceira.

- Mais saudosista, o presidente da Câmara Marco Grillo- PSDB lembrou da figura de Braz Delpupo na época de sua infância, que passou em Fruteiras, Vargem Alta. Na ocasião, o prefeito era representante de máquinas agrícolas. Mais, tarde, morando em Venda Nova, Grillo participou ativamente da vida comunitária, quando entrou para a política fazendo oposição ao atual prefeito.  Em seguida foi eleito vereador em 1993 e acompanhou a trajetória de Braz na Prefeitura, Grillo foi secretário de Turismo duas vezes, quando se licenciou da vereança.