Vereadores se despedem desta legislatura

O tom do discurso da última sessão foi de agradecimento e de dever cumprido

31 de dezembro de 2008 às 00h00.

A sessão da última terça-feira foi a última desta legislatura. Com toda pauta cumprida, os vereadores receberam o bispo Dom Décio Zandonadi para a entrega da "Comenda Padre Cleto Caliman", o prefeito para fazer a homenagem e o pároco de Venda Nova, padre João Luiz Galvão, para uso da Tribuna. Diante de um público formado por alguns vereadores eleitos, familiares e freqüentadores da Câmara, os vereadores se despediram da legislatura que começou no dia 1º de janeiro de 2005.

Todos os vereadores foram à Tribuna agradecer e também reconhecer que o trabalho feito em Venda Nova é impar, apesar das notícias negativas que assolam o Legislativo pelo Estado e País afora. "Este não é o perfil da nossa Câmara", disse numa referência aos que não cumprem o seu papel de legislador.  Alberto Falqueto- PDT, reeleito, agradeceu os que confiaram no seu trabalho e o reconduziu ao próximo mandato.

Valdir Dias- PMDB elogiou a administração Braz Delpupo, classificando seu trabalho como excelente, e também o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, pela "fineza e humildade em conduzir a Casa neste último biênio".

Gervásio Ambrosim- PDT seguiu a mesma linha de raciocínio, lembrando dos colegas e os nominando um a um, inclusive de Nicolau Falqueto, que faleceu durante seu mandato. Ele agradeceu a Braz por ter confiado a ele a Secretaria de Educação por oito anos (Gervásio foi secretário durante 12 anos, sendo quatro na administração de José Onofre Pereira). Ele ainda falou da dificuldade de ser vereador.

Cloves de Souza- PSB, que não foi reeleiro, salientou a função do vereador, pouco compreendida pela maioria da população, destacando que o papel é buscar as reivindicações da comunidade para uma discussão, fiscalizar os órgãos públicos e legislar. "O vereador deve trabalhar pelo coletivo e não pelos interesses individuais", destacou.

Eunice Caliman- PV disse estar terminando o mandato de Nicolau Falqueto, seu tio que faleceu, cuja vaga na suplência era do partido dela. Para ela, que não foi reeleita, os políticos eleitos de Venda Nova sabem colocar o município em primeiro lugar. "O exemplo do político é muito importante para a comunidade. Desejo uma convivência harmônica com o próximo prefeito e sua equipe. Que a próxima Câmara seja melhor do que as que passaram".

Luiz Brambilla- PMDB foi resumido em seus agradecimentos, dirigidos aos colegas e aos munícipes. Isael Bergamim- PNDB começou suas falas da mesma forma e completou dizendo que as discussões fazem parte do processo, que isto sempre existirá e que o importante é o que prevalece: a luta pelo bem comum. Ele destacou que sua comunidade, o Alto Caxixe, sempre teve um representante na Câmara e agora, na próxima legislatura, terá dois: Ele e o Zezão Boiadeiro.

Chico Foletto- PSB, que não concorreu nas eleições, falou da satisfação de terminar seu mandato e também da falta de compreensão do real papel do vereador pela maioria das pessoas.  Ele enumerou as conquistas na área da saúde, da qual atua profissionalmente, e do bairro onde mora, Vila da Mata.

Desafio

Para o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo, disse que foi grande o desafio de conduzir a Casa num período eleitoral. Ele falou que os vereadores assumiram uma postura combinada entre eles de não falar em eleição na tribuna. Grillo terminou o quarto mandato de vereador e fará o quinto na próxima legislatura. Para ele, esta legislatura é a melhor composição que a Câmara já teve. "Temos um grande exemplo de dedicação. Discutimos projetos juntos antes de colocá-los para votação. Os debates sempre aconteciam nas reuniões das comissões segunda-feira pela manhã".

Na avaliação do presidente, a determinação e o compromisso foram fundamentais para o bom andamento dos trabalhos. Ele agradeceu os companheiros de Mesa, todos os vereadores, funcionários e prestadores de serviço. "Com as sobras fizemos repasses para alavancar projetos fundamentais para Venda Nova, como o Cefet e o Centro Cultural... Enfrentamos de frente os anseios da comunidade, fazendo audiências públicas e reuniões com os setores competentes, buscando fazer parte da solução dos problemas", citou.

FOTOINTERNA2

Grillo lembrou que a Administração Pública de Venda Nova entra num novo ciclo, que um novo grupo estará à frente das principais decisões. No entanto, ele enalteceu a atuação do prefeito Braz Delpupo, que ajudou fazer de Venda Nova um dos melhores municípios do Estado. "Que a Câmara mantenha o compromisso e possa ser o orgulho de Venda Nova... Temos divulgado pouco as ações desta Casa de Leis. Tenho orgulho de fazer parte da Câmara e não fico com vergonha das minhas atitudes e nem de meus companheiros do Legislativo".