Dom Décio recebe comenda

Com entrega da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman”, Câmara encerra as homenagens e o período legislativo

31 de dezembro de 2008 às 00h00.

A sessão da última terça-feira, dia 30 de dezembro, foi a última do ano e também da atual composição de vereadores. Com a entrega da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman” a Dom Décio Sossai Zandonadi, a Câmara de Venda Nova encerrou as atividades do ano e da atual legislatura. Presentes na ocasião, o prefeito Braz Delpupo participou da entrega da comenda e padre João Luiz, pároco de Venda Nova, usou a tribuna para agradecimentos.

FOTOINTERNA1

Com este ato, a Câmara também encerra a lista de personalidades homenageadas com a comenda. Esta e as outras homenagens fazem parte das comemorações dos 20 Anos de Emancipação Política de Venda Nova, que se iniciaram no dia 8 de maio, quando a Casa promoveu uma sessão solene.

A concessão da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman” foi concedida a nove personalidades, dentre elas o governador do Estado Paulo Cezar Hartung Gomes. Uma alteração no Projeto de Lei nº 024/2208 permitiu que duas entidades fossem incluídas na lista, representando todo o trabalho voluntário de Venda Nova: a Apae e a Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo.

FOTOINTERNA2

Discurso

Com um discurso tranqüilo, Dom Décio falou pouco de si mesmo, fez uma referência à família e, em especial ao pai Máximo Zandonadi. Ele enalteceu Venda Nova como uma terra que não se contentou em ficar fechada nas montanhas, mas se colocou a serviço da região, do Estado e do Brasil. Numa referência ao um sentimento dos antigos de que algo novo e diferente poderia acontecer no lugar, o religioso lembrou dos pais que colocaram seus filhos para estudar. “O primeiro foi o padre Cleto Caliman, que contribuiu para esta abertura”.

Dom Décio vê um Legislativo e um Executivo conscientes, voltados para o bem comum. “Aqui se faz política com ‘P’ maiúsculo, onde as lideranças fazem o bem até para quem votou contra... A comunidade escolhe consciente. Escolhido, o líder entende que seu trabalho é para o bem comum. Se tiver que escolher, faz a opção pelos mais pobres... Quando Braz esteve à frente da Prefeitura, foi de forma consciente. Desejo que o próximo seja desta forma, com seu próprio carisma e dom”.

O religioso agradeceu, em nome de toda comunidade vendanovense, o apoio e o empenho para alavancar o projeto do Centro Cultural e Turístico da Fundação Máximo Zandonadi. Ele destacou o papel dos vereadores e do prefeito. “Se não houvesse a compreensão da importância da cultura e do turismo, o projeto não teria acontecido”.

Para Dom Décio a vocação de Venda Nova passa pela arte, educação e cultura. “Com as parcerias, o município tem a possibilidade de dar um salto a mais. Vários foram dados. Uma educação deve ser aberta a coisas maiores, não restritas... “

Relembre os homenageados pela Câmara em 2008

Cidadão Vendanovense: