Dom Décio recebe comenda

Com entrega da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman”, Câmara encerra as homenagens e o período legislativo

31 de dezembro de 2008 às 00h00.

A sessão da última terça-feira, dia 30 de dezembro, foi a última do ano e também da atual composição de vereadores. Com a entrega da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman” a Dom Décio Sossai Zandonadi, a Câmara de Venda Nova encerrou as atividades do ano e da atual legislatura. Presentes na ocasião, o prefeito Braz Delpupo participou da entrega da comenda e padre João Luiz, pároco de Venda Nova, usou a tribuna para agradecimentos.

 

FOTOINTERNA1

 

Com este ato, a Câmara também encerra a lista de personalidades homenageadas com a comenda. Esta e as outras homenagens fazem parte das comemorações dos 20 Anos de Emancipação Política de Venda Nova, que se iniciaram no dia 8 de maio, quando a Casa promoveu uma sessão solene.

 

A concessão da “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman” foi concedida a nove personalidades, dentre elas o governador do Estado Paulo Cezar Hartung Gomes. Uma alteração no Projeto de Lei nº 024/2208 permitiu que duas entidades fossem incluídas na lista, representando todo o trabalho voluntário de Venda Nova: a Apae e a Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo.

 

FOTOINTERNA2

 

Discurso

Com um discurso tranqüilo, Dom Décio falou pouco de si mesmo, fez uma referência à família e, em especial ao pai Máximo Zandonadi. Ele enalteceu Venda Nova como uma terra que não se contentou em ficar fechada nas montanhas, mas se colocou a serviço da região, do Estado e do Brasil. Numa referência ao um sentimento dos antigos de que algo novo e diferente poderia acontecer no lugar, o religioso lembrou dos pais que colocaram seus filhos para estudar. “O primeiro foi o padre Cleto Caliman, que contribuiu para esta abertura”.

 

Dom Décio vê um Legislativo e um Executivo conscientes, voltados para o bem comum. “Aqui se faz política com ‘P’ maiúsculo, onde as lideranças fazem o bem até para quem votou contra... A comunidade escolhe consciente. Escolhido, o líder entende que seu trabalho é para o bem comum. Se tiver que escolher, faz a opção pelos mais pobres... Quando Braz esteve à frente da Prefeitura, foi de forma consciente. Desejo que o próximo seja desta forma, com seu próprio carisma e dom”.

 

O religioso agradeceu, em nome de toda comunidade vendanovense, o apoio e o empenho para alavancar o projeto do Centro Cultural e Turístico da Fundação Máximo Zandonadi. Ele destacou o papel dos vereadores e do prefeito. “Se não houvesse a compreensão da importância da cultura e do turismo, o projeto não teria acontecido”.

 

Para Dom Décio a vocação de Venda Nova passa pela arte, educação e cultura. “Com as parcerias, o município tem a possibilidade de dar um salto a mais. Vários foram dados. Uma educação deve ser aberta a coisas maiores, não restritas... “

 

Relembre os homenageados pela Câmara em 2008

 

Cidadão Vendanovense:

 

Valeriano Cezário Bolzan- juiz da Comarca de Venda Nova

 

Ricardo Rezende Ferraço- Vice-governador do Estado do Espírito Santo

 

Renato Casagrande- Senador da República

 

 

Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman

 

Paulo Cezar Hartung Gomes- Governador do Estado

 

Dom Décio Zandonadi- Bispo de Colatina e filho de Venda Nova

 

Jordelina Caliman Zandonadi- representando a família de Padre Cleto Caliman

 

Benjamim Falqueto- representa ex-políticos vendanovenses

 

Valeriano Cezário Bolzan- juiz da Comarca de Venda Nova

 

Ricardo Rezende Ferraço- Vice-governador do Estado

 

Renato Casagrande- Senador da República

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Venda Nova

 

Associação de Voluntárias Pró- Hospital Padre Máximo

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.