Marco Grillo continua presidente da Câmara

Com uma nova composição da Mesa Diretora, vereador ocupa função pela quarta vez

05 de janeiro de 2009 às 00h00.

Cumprindo as formalidades previstas na Lei Orgânica Municipal, os vereadores tomaram posse para a legislatura de 2009/2012 no dia 1º de janeiro, numa cerimônia concorrida no plenário da Câmara Municipal de Venda Nova. O vereador Alberto Falqueto- PDT foi instituído presidente para conduzir a posse até o momento da eleição da Mesa Diretora, que teve uma única chapa inscrita.

Por unanimidade, Marco Grillo- PSDB foi eleito presidente da Câmara. O vice-presidente é Alberto Falqueto, o primeiro secretário Fernando Altoé- PSDB e Valdir Dias- PMDB, o segundo. O pronunciamento de Grillo, que esteve na mesma função no último biênio e é presidente pela quarta vez, foi rápido. Ele falou da harmonia que imperou na última legislatura, mesmo em período eleitoral. "Todos foram capazes de sentar e tomar as principais decisões em conjunto".

FOTOINTERNA1

Os vereadores se pronunciaram após a posse do prefeito Dalton Perim- PMDB e o tom dos discursos foi de agradecimento aos eleitores e de conciliação, numa promessa de deixar as divergências para trabalhar em prol de Venda Nova. Tantos os reeleitos quanto os que ocuparam a tribuna pela primeira vez mostraram desenvoltura, sendo que José Marques Pacheco- PP, o Zezão Boiadeiro, chorou ao lembrar de sua origem simples e sem estudos. Ele pontuou que sua eleição foi marcada pela afinidade de seu trabalho junto à comunidade do Alto Caxixe, onde mora, e que teve votos em todas as urnas.

Fernando Altoé também eleito pela primeira vez, disse que agora os vereadores formam uma equipe, embora na campanha tenham sido adversários. "Este é meu primeiro cargo eletivo e meu trabalho e o meu compromisso são com o que vai acontecer. O Executivo vai fazer as regras do jogo e por as cartas. Vamos pensar no desenvolvimento e em fazer leis para um Município sustentável", disse ao cobrar dos eleitores uma participação maior na vida política do município independente do período eleitoral.

FOTOINTERNA2

Tanto os vereadores quanto convidados tiveram a oportunidade de falar. Benjamim Falqueto, que já foi vereador e prefeito na ocasião que Venda Nova pertenceu a Conceição do Castelo, falou do exemplo de democracia que representava todo o processo que culminou na posse. "Quero que os aplausos de hoje se repitam no dia 31 de dezembro de , numa clara referência à situação em que o prefeito Braz deixou a sua administração e do que espera da nova Câmara e da Prefeitura.

Marco Grillo, já como presidente da Câmara, fez referência às palavras de padre João Luiz Galvão, que na missa daquela manhã, disse que a responsabilidade não é só dos eleitos. "O cidadão deve participar e estar presente". Ele reforçou também as palavras de Benjamim Falqueto, dizendo que o grande desafio é chegar ao dia 31 de dezembro de 2012 com este mesmo entusiasmo e apuração. Ele aproveitou para anunciar que segunda-feira, dia 5, a Mesa Diretora fará uma reunião com a participação de todos os vereadores e que, durante o recesso de janeiro, a Câmara estará à disposição do prefeito. "Se precisar, faremos sessão extraordinária". A sessão extraordinária não são remuneradas.

Fonte: Jornal Folha da Terra