Primeira Sessão da atual Legislatura

A tônica dos discursos dos vereadores novos e veteranos foi de conciliação e de luta pelo bem comum

04 de fevereiro de 2009 às 00h00.

Mesmo antes que fosse franqueada aos convidados, a Mesa concedeu a palavra aos vereadores na noite em que promoveu a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos da Legislatura 2009/2012. A sessão foi nessa terça-feira, dia 3 de fevereiro, e todos os convidados compuseram junto com a Mesa Diretora.

FOTOINTERNA1

Para o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, é uma honra começar as sessões da atual legislatura com tantas visitas. "É sinal que Venda Nova tem prestígio e amizades", pontuou.  Ele comentou que as últimas eleições foram apertadas e a Câmara bem diferente, mas predomina o espírito de que após as eleições o barco é o mesmo.

FOTOINTERNA2

Grillo citou que o prefeito Dalton Perim- PMDB solicitou reunião com os nove vereadores na manhã de segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Ele interpreta o fato como vontade de dialogar.

Para os convidados, o presidente da Câmara lembrou que vários projetos e situações unem os municípios ali representados. Além do eixo da BR- 262, eles têm em comum o SIS- Pedra Azul e a Rota Imperial, um grande produto turístico do Espírito Santo em parceira com Minas Gerais.

Tarcísio Botacim- DEM destacou a importância do momento e a responsabilidade que recai sobre os vereadores da Legislatura 2009/2012. Ele conclamou os poderes a responsabilidade de oferecer qualidade nos serviços públicos. Para Botacim, a pequena diferença no pleito que elegeu o prefeito, sugere maior cuidado. "A população aguarda nosso trabalho com grande expectativa".

Valdir Dias- PMDB lembrou que a Câmara sempre foi democrática. 'Vamos continuar na nossa luta, sempre olhando para os menos favorecidos. A Casa sempre esteve de braços abertos para o Executivo e acredito que o prefeito fará uma boa administração".

José Marques Pacheco- PP, o Zezão Boiadeiro, falou de toda sua trajetória política e de como conduziu sua campanha e  como vai trabalhar como vereador nestes quatros anos.  Já José Luiz Pimenta de Souza- PP, o Pimenta, também falou de sua trajetória, e de sua acolhida pela comunidade vendanovense quando veio de Afonso Cláudio, sua terra natal.

Mesmo sendo do grupo de oposição, Davi Schettino Minete- PV, agradeceu a acolhida do presidente da Câmara, que segundo Minete agiu desta forma desde o período eleitoral. O vereador falou de algumas iniciativas que tomou frente e citou a conquista de garantia do transporte para os alunos que vão para a Escola Agrotécnica Federal.

Alberto Falqueto- PDT reforçou o discurso do presidente Marco Grillo dizendo que os eleitos representam acima de tudo a população vendanovense. "Temos grande responsabilidade. O povo é exigente. O município tem qualidade de vida acima da média e por isso o povo cobra mais", alertou. Ele também falou da necessidade de se fazer parceria com os outros municípios e lembrou que Dom Décio Zandonadi pediu que todos se despojassem da vaidade e tenham humildade para trabalhar para a comunidade.

Fernando Altoé- PSDB destacou que vale a pena trabalhar com seriedade.. "É gratificante. A população reconhece. Sempre nos sentiremos bem ao desempenhar um trabalho sério". Ele chamou a atenção para a importância dos cidadãos participarem e vivenciarem a vida política, além de destacar o real papel do legislador. "Nossa função não é fazer obras, mas fiscalizar para que as obras sejam feitas com qualidade, dentro das especificações previstas". Altoé ainda falou esperar contar com o companheirismo dos colegas até o final do mandato, assim como a colaboração dos mais experientes com os novatos.

FOTOINTERNA3

A palavra foi concedida a todos os vereadores pelo presidente da Câmara depois que o pastor Zaqueu, da 1ª Igreja Batista de Venda Nova, abriu os trabalhos com a leitura dos versículos de 1 a 11 do capítulo 33, Livro Eclesiástico, da Bíblia Sagrada. O pastor também fez o encerramento da sessão com uma oração.