Primeira Sessão da atual Legislatura

Venda Nova em melhores condições em relação aos municípios vizinhos

04 de fevereiro de 2009 às 00h00.

Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da atual Câmara de Venda Nova, todos os prefeitos dos outros municípios que marcaram presença falaram das dificuldades encontradas nas Prefeituras recém-assumidas. Tanto pelas fortes chuvas que castigaram a região, quanto pelos problemas financeiros e administrativos que herdaram. Odael Spadeto (Doca), Lindon Jonhson Arruda Pereira e Ronaldo Prudêncio, de Conceição do Castelo, Ibatiba e de Santa Leopoldina, respectivamente, descreveram as dificuldades de seus municípios.

Falando na primeira pessoa do plural, Dalton Perim destacou que pelo perfil dos vereadores da atual Câmara, fará uma administração de dar orgulho a Venda Nova, “como as anteriores”. Ele falou da necessidade e da possibilidade de os municípios vizinhos, principalmente do corredor da BR- 262, fechar parcerias para resolver problemas comuns.

Diante do relato dos outros prefeitos, Perim disse reconhecer que Venda Nova é um pouco mais feliz que os vizinhos. “É um município equilibrado. As gestões anteriores se preocuparam em manter a responsabilidade fiscal”. Ele falou dos recursos deixados em caixa, mais de R$ 3 milhões e mesmo com os empenhos, sobraram mais de R$ 1 milhão para trabalhar em 2009. Ele também lembrou que Venda Nova não sofreu tanto com as chuvas.

Mesmo com este quadro positivo, Perim falou do desafio de fazer uma gestão inovadora. Ele disse ter encontrado uma rede física defasada na Educação e que todas as salas das creches precisarão ter professor a partir deste ano, o que também demanda novas estruturas físicas.  Dalton anunciou a necessidade de compra de terreno para ampliação da creche de Vila Betânea, a mais antiga- da época em que Venda Nova pertencia a Conceição do Castelo. O prefeito ainda falou das visitas que fez ao Estado em busca de parcerias.

Os prefeitos

Odael Spadeto, o Doca, prefeito de Conceição, reforçou a necessidade de os administradores e vereadores olharem com carinho para o povo que os elegeu.  Ele falou dos prejuízos sofridos pelo seu município em conseqüência das fortes chuvas que assolaram a região no final do ano passado e no início deste. Ele disse que ainda não foram contabilizados todos as pontes caídas, bueiros destruídos e estradas avariadas em função de existirem comunidades sem comunicação com a sede. Em várias estradas ainda não é possível passar de carro ou de motocicleta. Doca é nascido em Venda Nova e tem estreita relação com a comunidade local.

FOTOINTERNA1

Lindon Jonhson Arruda Pereira, prefeito de Ibatiba, médico atuante no Hospital Padre Máximo, de Venda Nova, falou de sua vitória com a larga diferença de mais de 3.000 votos na cidade onde também já atuava profissionalmente e mantinha residência. Ele contou não ter conseguido fazer a transição, conforme protocolou pedido no dia 20 de novembro de 2008, e ainda de não ter recebido as chaves no dia da posse. Ele encontrou uma dívida de R$ 6,5 milhões.

FOTOINTERNA2

O prefeito de Ibatiba falou do apoio que recebeu dos prefeitos de Venda Nova, Conceição e de Brejetuba para enfrentar os estragos causados pelas chuvas. Ele destacou a importância de Venda Nova para o progresso da Região Sul Serrana, principalmente com esta safra de vereadores. “Venda Nova é como um espelho para nós. Vamos pegar as coisas boas daqui e implantar lá”.

Já Ronaldo Prudêncio, prefeito de Santa Leopldina, destacou a importância da relação entre a Câmara e a Prefeitura. O grupo que o elegeu fez três vereadores e, de acordo com o prefeito, ele conseguiu dialogar para levar para o seu lado os nove vereadores. Ele também reforçou a importância de regionalizar várias ações e lembrou que todos os municípios representados na Câmara naquela noite fazem parte da Rota Imperial.

FOTOINTERNA3

Presenças na Sessão