Aprovado repasse para Apae

Em segunda e última votação, o projeto de lei que autoriza o repasse foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira

25 de maio de 2007 às 00h00.

De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 010/2007, que autoriza o repasse de R$ 40 mil para a Apae de Venda Nova foi aprovado por unanimidade nas duas votações. A primeira foi no dia 15 e a segunda e última, no dia 22. Os recursos são oriundos da rubrica da Ação Social, conforme previsto no Orçamento Municipal.

FOTOINTERNA2

Mais R$ 40 mil estão previstos no Orçamento de 2007, na rubrica da Secretaria de Educação, tendo em vista que funciona uma escola na Apae. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB explicou a evolução nos repasses municipais para a instituição. Em 2005 eram R$ 20 mil, em 2006, R$ 60 mil e este ano R$ 80 mil.

Uma emenda do vereador Gervásio Ambrosim- PP prevê ampliação destes recursos para o próximo ano e o repasse pode chegar a R$ 120 mil. De acordo com Marco, está sendo estudada a possibilidade da maior parte dos recursos ficarem concentradas na rubrica da Ação Social para facilitar a aplicação por parte da Apae.

Caso o repasse de R$ 120 mil seja confirmado, a Apae receberá uma média mensal de R$ 10 mil do município, o que na opinião do presidente da Câmara, facilitará a manutenção da instituição. "Talvez esta seja a entidade com maior dedicação para arrecadar recursos. Sempre há mobilização para aproveitar as oportunidades em festas".

A vereadora Eunice Caliman- PV destaca que o atendimento da Apae de Venda Nova é estendido aos municípios vizinhos. "São funcionários sérios, competentes, que junto com os voluntários se dedicam o ano todo. Este esforço merece ser levado em consideração".

Importância

Atendendo cerca de 140 crianças, a Apae de Venda Nova tem no repasse da Prefeitura uma base importante de sustentação. Deste total, 28 crianças são de Domingos Martins, cuja Prefeitura mantém convênio e colabora para a manutenção da instituição.

As informações são do presidente da Apae, Wasghton Luiz Bissoli, que reconhece ser fundamental o repasse feito pela Prefeitura de Venda Nova. Ele diz também que é importante concentrar a maior parte dos repasses na rubrica da Ação Social, onde também ficam os maiores custos da instituição.

Bissoli disse que a instituição se encontra com suas finanças equilibradas, e os repasses são para o pagamento dos profissionais e muitas outras despesas. "A Apae também não pára e sempre consegue reunir voluntários para trabalhar e arrecadar recursos".

As 140 crianças são atendidas de segunda à sexta-feira, no período da manhã, e contam com transporte, alimentação, serviço odontológico e atendimento com profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia e outros.

Ampliação

A Apae de Venda Nova segue seu trabalho crescendo sempre.  Atualmente, a rede física passa por ampliação, com recursos na ordem de R$ 117 mil, da Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado do Espírito Santo. O espaço vai acolher as Voluntárias da Apae e ainda uma loja melhor para expor os produtos oriundos do trabalho destas mulheres.

FOTOINTERNA1

Para a diretora da Apae, Maria de Lourdes Fiorido, está ampliação é imprescindível para melhora da oferta de outros atendimentos profissionais, como terapia ocupacional, que carece de espaço. Os atendimentos oferecidos atualmente também poderão ser ampliados.