Vereadores recebem diretor do Cefet

Depois de reunião com prefeito e vereadores em Venda Nova, diretor sondou áreas para a construção da unidade em 2008

01 de maio de 2007 às 00h00.

O diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet/ES, Jadir Pela, esteve em Venda Nova quarta-feira, dia 30 de maio. Ele sondou áreas para a construção da unidade no município. Antes da incursão, Pela se reuniu com os vereadores e o prefeito para falar do projeto, exigências e prazos.

Ao final da visita, Pela preferiu não especular em qual terreno poderá ser implantada a unidade no município. Ele garantiu que a decisão de implantar um Cefet em Venda Nova está firmada e que a primeira condição é a definição do terreno, que precisa ser doado para a União e ter no mínimo 50 mil metros quadrados.

Audiência Pública

O passo seguinte será montar o projeto pedagógico. A área de atuação será definida com base em um Plano de Desenvolvimento da Região. A Câmara vai promover uma audiência pública, onde a comunidade, igrejas, empresários, instituições e entidades organizadas vão ajudar a traçar o perfil da escola.

A decisão terá base técnica, o perfil da região será fundamental para definir o projeto pedagógico. De acordo com Pela, o curso é técnico na essência, mas há possibilidade de ser integrado ao ensino médio. Também poderá ter prosseguimento com cursos tecnólogos, licenciatura e até de engenharia. O projeto é para médio e longo prazo

Estas demandas serão detectadas dentro de 90 dias para que o projeto pedagógico seja apresentado em Brasília. A expectativa, de acordo com o diretor do Cefet, é que em 2008 entre em execução o projeto de construção. O passo seguinte é realizar o concurso para contratação de 40 professores e 40 técnicos administrativos, para que o Cefet possa funcionar no segundo semestre de 2008.

União de esforços

A exclusão do município do projeto inicial de expansão resultou numa união de forças que acelerou e antecipou a implantação para 2008. Venda Nova ganhará o Cefet numa primeira etapa de expansão, que inclui ainda Ibatiba, Vila Velha, Aracruz, Linhares e Nova Venécia.

Os vereadores participaram deste processo ativamente com o prefeito, representantes da região na bancada federal, além do governador Paulo Hartung.

Para o presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, que acompanhou a visita da comissão, esta será uma grande oportunidade de proporcionar aos jovens de toda Região Serrana uma formação tecnológica. “Esta é uma conquista que vai ajudar a qualificar estes jovens, muitos sem oportunidade de estudar em centros maiores”.