Cefet já tem local provisório para funcionamento

Prédio da Liberal Zandonadi abrigará escola. Sexta-feira (dia 27), diretores estiveram em Venda Nova vistoriando locais, quando se reuniram com um grupo numa preparação para audiência pública

31 de julho de 2007 às 00h00.

O Centro Federal de Educação Técnológica- Cefet de Venda Nova funcionará provisoriamente no novo prédio da Escola Liberal Zandonadi, na Vila Betânea. Sexta-feira, dia 27, diretores do Cefet/ES passaram à tarde no município para vistoriar prováveis locais para o funcionamento provisório e terrenos para a sede permanente.

 

Acompanhados do presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, do vereador Alberto Falqueto- PDT, do prefeito Braz Delpupo- PPS e pelos secretários de Educação Fábio Altoé e de Agricultura Evair Vieira de Melo, os diretores visitaram as obras do novo prédio da Escola Liberal Zandonadi, quando concluíram que o local pode abrigar provisoriamente os primeiros cursos a serem implantados. Eles também visitaram terrenos com o objetivo de ver qual será o ideal para a construção da sede definitiva do Cefet.

 

No final da tarde, das 17h às 20h, na Câmara Municipal, representantes de escolas, órgãos técnicos e de prefeituras da região se reuniram com os diretores do Cefet. A reunião foi preparatória para a audiência pública regional, que acontecerá no dia 10 agosto. Neste dia também será lançado oficialmente o Cefet.

 

 

FOTOINTERNA1 

Esta foi a segunda reunião promovida com o grupo, quando Denio Rebello Arantes, diretor de Ensino do Cefet/ES, expôs toda trajetória da instituição de ensino e as possibilidades de ofertas de cursos. Ele deixou claro que o teor e o formato dos cursos oferecidos em Venda Nova e para toda região levarão em consideração a vocação regional e suas demandada e também focarão o preparo para o crescimento educacional do aluno.

 

Cefet

O perfil do Cefet Venda Nova junto com o de Ibatiba atenderá toda região das Montanhas do Espírito Santo e do Caparaó. Pensando na vocação de toda região e também no ensino médio como trampolim para uma faculdade, a diretoria do Cefet vai definir o perfil dos cursos a serem oferecidos.

 

No entanto, escutar a comunidade, na avaliação dos diretores, aumenta as chances de acerto. Além da luta pela expansão do Cefet, Arantes destacou que agora é preciso definir o quadro de professores e também de gestores, pois a estrutura técnica para gerir todas as escolas ainda é a mesma. Cada escola terá sua unidade gestora.

 

FOTOINTERNA2 

Atualmente o Cefet oferece três engenharias, três licenciaturas, dois mestrados estão protocolados, 15 habilitações diferentes de cursos e cinco superiores de tecnologia. Arantes falou da autonomia dos Cefets em ofertar os cursos, que passam pela avaliação da Câmara de Ensino.

 

O diretor explicou que cada Cefet no Estado terá o seu perfil, isto é, serão ofertas diferentes para demandas regionais diferentes. "Trabalharemos o mais próximo possível dos arranjos produtivos, culturais e sociais". Os fatores cultural e social são novos na linha de trabalho da escola que, de acordo com Arantes, "está aprendendo a pensar cultural e socialmente".

 

FOTOINTERNA3 

Embora as particularidades locais sejam levadas em consideração, Arantes chama atenção para a impossibilidade de atender todas as demandas. "Os alunos podem ser atraídos por outros pólos".

 

A parceria é outra palavra em questão. O Cefet poderá firmar com o Estado, contratando profissionais técnicos para integrar ao ensino básico. Arantes adiantou que a escola em Venda Nova começará com no máximo dois cursos.

 

Serviço:

Audiência Pública Regional em Venda Nova sobre o Cefet

Dia e hora: 10 de agosto, às 15 horas

Local: Casa da Cultura

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.