Município vai fazer parceria com Instituto Kautsky

Vereadores se reúnem com secretário para falar sobre destinação do lixo e da parceria para desenvolver projetos ambientais

16 de agosto de 2007 às 00h00.

Na última segunda-feira pela manhã, dia 13 de agosto, os vereadores receberam o secretário Municipal de Meio Ambiente, Evair Vieira de Melo, para saber em que ponto estão as negociações de parceria com o Instituto Kautsky, de Domingos Martins, que desenvolve projetos de educação e ações ambientais, dentre elas a coleta seletiva de lixo.

 

O gasto da Administração Pública com a destinação do lixo em Venda

Nova é assunto recorrente na Tribuna da Câmara. Atualmente a Prefeitura disponibiliza R$ 440 mil anualmente só com o transporte. Na avaliação dos vereadores, os gastos são altos, assim como o volume de lixo produzido. Além da preocupação com os recursos destinados, eles sugerem uma medida educacional.

 

No dia 23 de fevereiro, a Câmara recebeu a visita de Fátima Cristina Sant’Anna Feitosa, gerente executiva do Instituto Kautsky, quando o presidente Marco Grillo- PSDB solicitou a presença de um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venda Nova. Quem representou foi o coordenador de apoio técnico, Carlos Henrique Lorenção. Na ocasião, a gerente falou da possibilidade do Instituto atuar em Venda Nova, numa proposta que começa com conscientização até a destinação dos resíduos de forma sustentável.

 

A Secretaria se interessou pela proposta do Instituto e, acompanhada

pela vereadora Eunice Caliman- PV, foi ver de perto o trabalho desenvolvido em Domingos Martins. Segundo Evair, há possibilidades de trazer a experiência do Instituto para Venda Nova, implantando pouco a pouco até chegar à reciclagem, que seria a parte final do programa.

 

Para ele, não existe urgência e o programa deve ser implantado gradativamente, pois vai mexer nos hábitos de cada morador. “Não funciona por decreto”. O secretário falou da importância dos catadores de lixo de Venda Nova, cuja atuação minimiza os custos com a destinação, e pediu para os vereadores estudarem uma forma de legalizar a atuação desta classe.

 

O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, sugeriu a implantação de pontos de coleta seletiva voluntária em alguns pontos da cidade. “Acho que três ou quatro pontos de coleta dariam uma noção de como os moradores vão reagir à proposta”.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.