Faesa vai atuar no Biossistema do Alto Caxixe

Faculdade expõe à Câmara projeto de monitoramento patrocinado pela Petrobrás

29 de agosto de 2007 às 00h00.

A Câmara, representada pelo presidente Marco Grillo- PSDB, recebeu na tarde de quinta-feira passada o diretor geral da Faculdade Faesa, Alexandre Nunes Theodoro, que junto com a coordenadora de Extensão e Pesquisa, Eliete Rabbi Bostolini, e o coordenador do Projeto de Monitoramento, José Luiz Helmer, expôs como será desenvolvido o trabalho a partir do Biossistema Integrado no Alto Caxixe, em Venda Nova. Participaram da reunião o secretário Municipal de Meio Ambiente, Evair Vieira de Melo, e Henrique Lorenção, coordenador de apoio técnico da Secretaria.

O Biossistema Integrado Alto Caxixe, que capta e trata o esgoto da Vila Dordenone, deu título ao projeto inscrito pela Faesa em um concurso nacional da Petrobrás, que escolheu 30 no Brasil dentre os mais de 800 inscritos. O Biossistema é o único selecionado no Espírito Santo.

Com a aprovação do projeto, a Faesa propõe expandir a atuação da faculdade e envolver a comunidade e a bacia do entorno da estação. Além de um programa de educação ambiental, vai desenvolver ações que visam à recuperação da bacia e fazer o monitoramento da estação. Paralelos a estas vertentes, ainda serão implantados trabalhos com piscicultura, uso do biogás e de outros elementos do processo, numa proposta de desmistificar o esgoto.

Para custear este projeto, a Petrobrás, através da Petrobrás Ambiental, vai disponibilizar R$ 850 mil. Segundo o diretor da Faesa, a faculdade vai montar um laboratório e toda estrutura necessária, além de disponibilizar profissionais e envolver os alunos, de acordo com os cursos e disciplinas.

Água escassa

Devido Venda Nova estar em uma região de cabeceira e já enfrentar problemas com oferta de água, o presidente da Câmara disse que este projeto da Faesa fortalece uma iniciativa de muita importância. Ele lembrou que em 1998, o município encomendou um estudo hidrológico à Cesan, quando foram constatadas as carências do município. O biossistema capta esgoto e devolve água limpa para o meio ambiente.

A iniciativa da Faesa encontrou um campo propício em Venda Nova. O secretário de Meio Ambiente informou aos diretores que duas nascentes de cabeceira do entorno foram desapropriadas e que ainda o município adquiriu uma área em frente ao biossistema para construção de um auditório. Evair de Melo mostrou interesse em fazer um projeto integrado.

Na ocasião Evair nomeou Henrique Lorenção como o contato da Secretaria com a Faesa. Lorenção já está incumbido de providenciar uma lista de fornecedores do município dos materiais a serem usados no dia-a-dia e a faculdade ainda quer utilizar mão-de-obra local na produção de mudas. Com o monitoramento, as informações sobre o sistema ganharam base científica.

O presidente da Câmara ressaltou que tanto o Estado quanto o Município serão parceiros no desenvolvimento deste projeto que, como outros em Venda Nova, têm uma função transformadora.