Câmara homenageia voluntários

No Dia do Voluntariado, sessão abre espaço para homenagem todos voluntários através das representantes das associações pró Hospital Padre Máximo e Apae

31 de agosto de 2007 às 00h00.

O movimento voluntário é um traço importante na história de Venda Nova. Para marcar o Dia do Voluntariado, a Câmara Municipal homenageou diretamente duas instituições, num ato simbólico de reconhecimento a todos que se dedicam ao terceiro setor. Para receber os votos de louvor, a Casa recebeu terça-feira,28, as presidentes das associações de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo e da Apae.

FOTOINTERNA1

Com a entrega de placas, a Câmara homenageou todos os voluntários do município através de Ludmila Altoé, presidente das Voluntárias do HPM; e Theresinha Mognhol, presidente das Voluntárias da Apae.  voluntários de diferentes entidades ocuparam a galeria, dentre eles, o presidente do Hospital Padre Máximo, DaltomPerim, membros do Clube dos Desbravadores e também das instituições homenageadas diretamente.

Antes da solenidade de entrega das placas, foram aprovadas moções de Votos de Louvor e congratulações. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, falou da impossibilidade de homenagear diretamente todas as instituições e movimentos do município. Ele ressaltou, em diversas ocasiões, que este tipo de trabalho foi e continua sendo importante para o progresso do município, citando instituições e eventos, como a Pastoral da Saúde e a Festa da Polenta.

Para o vereador Alberto Falqueto- PDT, voluntário em várias instituições, esta prática faz parte da tradição e passa de geração em geração. "E uma tradição que começou na colonização de Venda Nova, quando os cafeicultores ajudavam uns aos outros. Está no nosso sangue e as gerações mais novas estão perpetuando esses valores".

FOTOINTERNA2

Também integrante das Voluntárias do HPM, Eunice Caliman- PV leu um texto sobre o que é ser voluntário. Um trecho destaca que ser voluntário é dedicar seu tempo, trabalho e talento para tornar o outro feliz. Para ela, forma nas pessoas um conceito mais estruturado do que é ser cidadão.

Inauguração

No dia 1º de setembro, às 9h, O Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS inaugura as suas instalações, que funcionará em um pavimento acima da sede das Voluntárias do HPM, que também teve seu espaço ampliado. O IJBS congrega 11 municípios da região e tem na suas raízes a força da voluntária que inspirou seu nome e que encontrou no movimento em Venda Nova a sua base de trabalho.

As Voluntárias do HPM, que completaram 28 anos neste mês de agosto, é uma das instituições mais antigas do Espírito Santo em atividade constante e permanente. Hoje, a instituição inspira outras e ainda serve de modelol. Mais de 100 mulheres dedicam uma parte de seu tempo em trabalhos geradores de renda para manutenção do hospital, que tem hoje neste movimento a sustentação da qualidade do serviço que presta para a comunidade.