Congresso em Brasília sobre hospitais

Vereadora participa, conhece casos de sucesso no Brasil e apresenta relatório

31 de agosto de 2007 às 00h00.

Nos dias 13,14 e 15 de agosto, Eunice Caliman- PV, vereadora com atuação na área de filantropia em hospital, participou do 17º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, em Brasília/DF. Durante o evento, ela conheceu casos administrativos de sucesso, como o do hospital de Barretos, onde a comunidade é muito presente.

FOTOINTERNA1

Eunice disse que tem sido assim pelo país: só sobrevivem os que contam com a força da participação comunitária. "Só não ouvimos do ministro da Saúde o reajuste na tabela do SUS".

Eis o relatório da vereadora:

1º dia (14/08/2007)- A abertura com discussão dos problemas e alternativas da filantropia. À tarde: palestra sobre saúde suplementar e sua importância no contexto atual da saúde do Brasil. À noite: abertura oficial pelo presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil, precedida pela solenidade com a Comenda da Ordem do Mérito das Misericórdias a Jorge Gerdau– Presidente do Instituto Gerdau, com finalização do Ministro da Saúde José Gomes Temporão.

2º dia (15/08/07) – Palestras com apresentação de modelos alternativos e o sucesso de novas estratégias. Palestrante: Geraldo Alckmim, ex-governador de São Paulo. 2ª Mesa– Modelos Comunitários de Captação de Recursos– A comunidade investindo no bem estar social, exposição do Hospital de Barretos. À tarde: avaliação do Setor Filantrópico da saúde no SUS. À noite: jantar de confraternização.

3º e último dia (16/8/2007) – Palestras com referência a fontes alternativas de financiamento para investimentos e capital de giro, com funcionários da Caixa Econômica Federal e BNDES – Mercado de Capital e Operação. 2ª Palestra: "O que Esperar da Contratualização". A tarde: "Casos de Sucessos em Administração dos Hospitais Filantrópicos", "Programa de Qualidade e Gestão", com apresentação de vários modelos, como Rio Grande do Sul, Santa Casa de Porto Alegre e Misericórdia da Bahia com meio milênio de história e desafios futuros.

O Congresso foi finalizado com apresentação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José C. Noronha, falando sobre perspectivas para os hospitais filantrópicos nos próximos quatro anos.