Ensino da língua italiana nas escolas
30/12/2009
Aprovado em primeira votação, projeto emendado propõe um ano de caráter experimental em Venda Nova

Os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 062/2009, que autoriza a Prefeitura instituir o ensino da língua italiana na rede municipal de ensino e firmar convênio com a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo- Alcies. A segunda e última votação foi nesta terça-feira, dia 29 de dezembro.

Antes da primeira votação foi aprovada a emenda, que propõe 2010 como ano experimental com reavaliação para 2011. O vereador Tarcísio Botacin- DEM, propositor da emenda, disse acreditar que este projeto tenha sido um dos mais discutidos, tanto entre os vereadores quanto com o secretário de Educação, Edson Zandonadi, e com a representante da Alcies.

Na mais recente reunião, o secretário apresentou o resultado de uma pesquisa junto aos pais dos alunos, que mostrou resultado favorável: 85% de aprovação. Para Botacin, para efeito de implantação é preciso considerar os 15% que não querem, entre outras nuanças, e por isso propõe o caráter experimental. “Não é medida retrógrada, mas de precaução. Quando o projeto demora é porque estamos buscando o melhor caminho”.

O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e prevê implantar o ensino da língua nas três escolas de ensino fundamental de Venda Nova, sendo uma no Alto Caxixe e as outras em Pindobas e São João de Viçosa. A Alcies dará todo apoio técnico, orientação, capacitação de pessoal e assessoria em todas as etapas para implantação do projeto. Inicialmente, será implantada a disciplina nas turmas de 2ª e 4ª.

Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074
Horário de funcionamento: 12:00h às 18:00h
Data e horário das Sessões: Todas as terças-feiras 19:00h no Plenário da Câmara Municipal