Abertura da campanha “Outubro Rosa”

“Gostaria de cumprimentar todos os vereadores, agradecer a presença dos servidores da Secretaria de Saúde e agradecer o espaço, que é importante para a gestão, para dar um esclarecimento para a comunidade. A gente se pergunta o porquê Outubro Rosa, porque esse mês, essa data. É um movimento de ampla abordagem que se iniciou nos Estados Unidos em mil e novecentos e noventa e sete e se espalhou pelo mundo todo. Aqui no Brasil começou por volta de dois mil e dois, com o foco inicial que era abordado apenas o rastreio do câncer de mama. Porém, seria um desperdício ter a oportunidade de estar levando essa mulher até a unidade de saúde só para poder fazer uma abordagem. Então, aqui em Venda Nova do Imigrante temos o apoio de todos os funcionários da Secretaria, dos vereadores, da gestão e dos lojistas, para poder fazer um trabalho diferenciado. Esse ano não estamos só fazendo a abordagem da mamografia, mas também do câncer de colo de útero, temos uma abordagem multiprofissional nas unidades de saúde que se iniciou na segunda-feira, primeiro na Vargem Grande, hoje no Caxixe, amanhã na Vila da Mata, na quinta no Minete e na sexta em São João. O trabalho não para e no restante do mês vai ter agendamento voltado para esse movimento. Dia vinte e um vai ter no Município uma ação junto com a Faveni, aqui em frente à Prefeitura, um movimento que vai estar abordado a parte de orientação, mas também a parte educacional, com palestras, para a população de Venda Nova do Imigrante, especificamente para a mulher. Uma parte importante que encontramos, é aproveitar o momento e estar trabalhando a saúde bucal dessa mulher. Às vezes, vai lá, colhe o preventivo, mas nunca pergunta como está a saúde bucal, a vacinação, a parte de orientação de fisioterapia, tem algumas atividades que podem ser desenvolvidas no dia a dia em casa, a parte nutricional. Então, é um movimento que abordou vários profissionais para poder estar fazendo um trabalho diferenciado para o público feminino de Venda Nova do Imigrante. São todas as unidades de saúde, e vários profissionais, agentes comunitários, enfermeiros, médicos, dentistas, enfim, todos os profissionais que atuam na Secretaria vão estar se disponibilizando para fazer esse atendimento. Venho fazer o convite para os senhores participarem na Vila da Mata, quinta no Minete e sexta em São João. Convocar as mulheres para poderem procurar as unidades de saúde e aproveitar aquele momento que foi colocado para ela fazer alguns minutos do dia em prol da sua saúde. De antemão agradecer a oportunidade. Obrigado.”.

Data de Publicação: terça-feira, 03 de outubro de 2017