Homenageados recebem Comenda e Medalha da Câmara Municipal

Durante Sessão Solene, foram entregues a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman e a Medalha do Mérito Municipal

15 de maio de 2012 às 00h00.

A Câmara Municipal entregou a Comenda Padre Cleto Caliman e a Medalha do Mérito Municipal durante a Sessão Solene comemorativa aos 24 anos de emancipação política de Venda Nova do Imigrante, realizada na última quinta-feira, dia do aniversário do município. O plenário da Câmara ficou lotado de pessoas que vieram prestigiar o evento cívico.


A Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman foi concedida a Ambrósio Falqeuto, pela convocação junto à Força Expedicionária Brasileira- FEB, na Segunda Guerra Mundial e pelo apoio ao empreendedorismo da família; a Bento Venturim, pelo incentivo ao cooperativismo de crédito no Município; e ao prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, pelos serviços prestados na emancipação de Venda Nova e pela atuação como servidor do Cartório Eleitoral e professor da Escola Fioravante Caliman.

 

Já a Medalha do Mérito Municipal foi concedida a Ivete Caliman, pelos 41 anos em que trabalhou como secretária na Escola Fioravante Caliman; a João Fábio Zandonadi por incentivar o cooperativismo educacional em Venda Nova; a Levindo Piazzarollo pelos serviços farmacêuticos prestados à população; e a Vicente Perim pelo trabalho voluntário, já reconhecido pela comunidade.

 

Homenagens

 

Antes de entregar a homenagem, o vereador Tarcísio Botacin fez a leitura de um pequeno histórico, que apresentava um pouco da vida dos homenageados. Em seguida, dois vereadores eram convidados a fazer a entrega da Comenda e da Medalha.


FOTOINTERNA1

Após todos receberem, foi dada a palavra aos homenageados que quisessem se pronuciar. O primeiro a falar foi Bento Venturim, presidente do Sicoob Central do Espírito Santo e do Sicoob Norte. Ele destacou a importância do cooperativismo e lembrou seu envolvimento com o início da atividade em Venda Nova do Imigrante.


"Venda Nova não conseguia montar uma cooperativa de crédito por causa de uma tentativa sem sucesso no passado. As pessoas diziam que já tinham tentado, mas não havia dado certo", disse Bento, referindo-se à Cooperativa Agrária de Venda Nova, onde ele iniciou a trajetória no cooperativismo, ao lado do pai, Euzaudino Venturim.


FOTOINTERNA2

Ele disse que percebeu que tudo em Venda Nova era feito por associações, que desenvolvem um trabalho parecido com as cooperativas. "Cooperativa é uma associação com legislação específica" acrescentou. Mas ele não desistiu e, junto com o irmão Cleto, reuniu um grupo de pessoas que fundaram a cooperativa de crédito, um esforço que valeu a pena.


"Depois que as pessoas começaram a ver os resultados, deu certo. Temos o orgulho de dizer que o Sicoob Sul-Serrano é a melhor cooperativa de livre admissão do Espírito Santo", declarou Bento, agradecendo pela homenagem.


FOTOINTERNA3

O segundo homenageado a falar foi o prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, o Doca, como é mais conhecido. Ele declarou que a homenagem é um momento sublime, emocionante e solene, pois Padre Cleto Caliman foi seu amigo, e grande conselheiro. Ele ainda destacou que sempre procurou participar do desenvolvimento social, político, cultural e econômico do Município e elogiou a parceria entre Executivo e Legislativo, que é fundamental para o progresso de Venda Nova.

 

"Minha eterna gratidão por essa homenagem. Meu nome ficará na história desse magnífico município. Com humildade, levarei por toda a vida essa condecoração e saberei respeitá-la", encerrou Doca.


FOTOINTERNA4 

O último homenageado a falar foi João Fábio Zandonadi, que sempre procurou incentivar o cooperativismo em Venda Nova. Em seu discurso, frisou que, para ele, as pessoas podem escolher entre dois caminhos: o cooperativismo ou o individualismo e que muitos têm escolhido a segunda opção. Mas Venda Nova sempre ensinou a trabalhar em conjunto. "Nosso município está de parabéns pelo exemplo que nossos pais nos deram, nos orientando nessa linha do cooperativismo", declarou.

 

Ele ainda lembrou que fez parte do início da Pronova e do Sicoob, cooperativas presentes no município e às quais é associado e destacou ainda sua participação na cooperativa de ensino, Coopeducar, da qual é um dos fundadores. "Além do cooperativismo, na Coopeducar nós temos a educação, que falta muito no nosso país. Nós fazemos a nossa parte aqui no Município", destacou João Fábio.

 

Autoridades

 

Após a fala dos homenageados, vereadores e autoridades presentes na sessão também se pronunciaram. O primeiro a falar foi o vereador Alberto Falqueto que destacou o trabalho de cada um dos homenageados, citando o empreendedorismo da família de Ambrósio Falqueto, o trabalho de Odael Spadeto como servidor público e professor, a ligação de Bento Venturim e João Fábio Zandonadi com o cooperativismo e os serviços farmacêuticos prestados por Levindo Piazzarollo.

 

Ele destacou ainda o trabalho de Ivete Caliman como secretária da Escola Fioravante Caliman, durante 41 anos. "Ela é um exemplo de simplicidade e dedicação. Só ficava chateada quando os professores chegavam com o diário rasurado", declarou Alberto, lembrando da época em que trabalhou como professor.

 

O vereador Marco Grillo começou sua fala dizendo que vê a história de Venda Nova do Imigrante em cada um dos homenageados. Ele lembrou do início do trabalho de Levindo Piazzarollo em Venda Nova, quando foi funcionário na farmácia da família Feitoza, falou do desprendimento de Vicente Perim ao se desfazer de propriedades, como as áreas onde hoje estão o Centro de Eventos e o Instituto Federal do Espírito Santo- Santo e destacou que Ambrósio Falqueto representa a história dos imigrantes italianos.

 

Tarcísio Botacin também destacou a importância dos homenageados, dizendo que eles são exemplo entre tantos outros que também fizeram e fazem muito pelo progresso do município e merecem uma homenagem. Ele também lembrou o trabalho de Ivete Caliman e destacou que ela era a única mulher entre os homenageados, sendo escolhida para representar todas.

 

"Você é um exemplo de pessoa dedicada, que faz bem-feito porque quer que a imagem do município seja bonita para aqueles que nos visitam e gostam do nosso Município", declarou.  

 

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, ressaltou que as homenagens foram merecidas. Ele lembrou a coragem de Ambrósio ao sair de Venda Nova a cavalo para servir a Força Expedicionária Brasileira- FEB, destacou a importância do trabalho dos tropeiros, grupo do qual Vicente Perim fez parte e falou de tudo o que Doca fez por Venda Nova antes e depois da emancipação. "Tive o privilégio de ter vivido alguns desses momentos e tenho certeza que as homenagens são merecidas e servem de exemplo para nós", declarou Dalton.

 

O último a falar foi o presidente da Câmara, Fernando Altoé, que falou um pouco sobre cada um dos homenageados. Ele lembrou que Ambrósio Falqueto coloca sua casa, onde há um campo de bocha, à disposição da comunidade e também destacou o empreendedorismo da sua família. "Parabéns pela família que você criou e pelo que a sua empresa representa para o nosso Município", declarou Fernando.

 

Sobre Bento Venturim, ele ressaltou que o presidente do Sicoob Central conseguiu trazer confiabilidade para fazer o cooperativismo crescer no município, juntamente com a família e os acreditaram nessa ideia. Em relação a Doca, Fernando disse que ele ajudou na emancipação de Venda Nova, com muita dignidade, e como funcionário público trabalhou como realmente deve ser.

 

A respeito de Ivete Caliman, Fernando afirmou que ela é um símbolo de funcionária exemplar e honesta, em que todos devem se espelhar. Sobre João Fábio Zandonadi, ele declarou que o empresário é fã número 1 do cooperativismo e tem uma importante missão. "Fica a seu cargo passar isso a frente. Continue com esse espírito."

 

Levindo Piazzarollo também foi lembrado por Fernando, que destacou a importância do seu trabalho, pois ele sempre se mostrou disposto a ajudar. "Quando você começou não havia o serviço de farmácia básica do Governo Federal e Estadual, mas todos que procuraram você sempre tiveram ajuda". 

 

E sobre Vicente Perim, o presidente da Câmara destacou que ele tem muita história para contar e está sempre disposto a trabalhar em prol da comunidade. "Quando tem festa, celebração, ele está presente. É um exemplo a ser seguido quando tem algo a ser feito na comunidade."

 

Fernando ainda lembrou que as homenagens não são dadas pelos vereadores ou pelo prefeito, mas sim pela história de vida que o homenageado construiu. "Obrigado por terem aceitado", declarou o presidente dirigindo-se aos homenageados. 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h


WhatsApp

(28) 99946-1818


Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.