Terreno para construção do Cefet

Recurso não estava previsto em Orçamento e PPA é alterado para abertura de rubrica. O Cefet vai funcionar provisoriamente no prédio da Escola Liberal Zandonade

09 de novembro de 2007 às 00h00.

Está aprovada a alteração no Plano Plurianual- PPA que permite a Prefeitura de Venda Nova abrir uma rubrica para a compra do terreno a ser construída a sede do Cefet. Tanto a alteração do PPA quanto a abertura de crédito especial para a compra foram aprovadas na sessão da última terça-feira. Os vereadores foram unânimes ao votarem os projetos de lei nº 30 e nº 32, que tratam dos assuntos.

Os recursos para a compra do terreno serão provenientes da devolução da Câmara e a alteração no PPA foi necessária porque este investimento não estava previsto. A iniciativa de alteração é prerrogativa do Executivo e o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, esclareceu que a necessidade deste investimento aconteceu em razão de Venda Nova ter sido agraciado com uma unidade do Cefet.

Chico Foletto- PSB disse que o Cefet em Venda Nova é conseqüência de um grande esforço de um grupo de vereadores. Além deste esforço, Foletto ressalta que a Câmara continua tendo um papel importante e dá mostra de como zelar pelo dinheiro público ao abrir mão de um recurso em caixa para a compra do terreno. “A Câmara tem dinheiro sobrando, devolve e continua se esforçando para economizar. É importante ressaltar que sob a direção de Marco Grillo, a Casa dá um grande exemplo de como se trabalha para o município”.

Da compra

O processo de compra do terreno se arrasta há quase dois meses e ainda não terminou. Alberto Falqueto- PDT disse que várias exigências do Cefet, principalmente pautadas em questões de logística, limitaram a oferta. “O terreno precisa ser o mais próximo possível da rodovia, pois além da facilidade de acesso dos estudantes de toda região, vários serviços de apoio serão terceirizados”.

Poucos terrenos foram passíveis de negociação também por pendências de herança. Falqueto falou da necessidade de adiantar este processo de compra, pois a União vai colocar cerca de R$ 3 milhões no Orçamento de 2008 para a construção do Cefet.