Vereadores sugerem mapeamento para agricultura

Prejuízos no Alto Caxixe causados por chuva de granizo voltam a ser tema de tribuna

16 de novembro de 2007 às 00h00.

Os produtores que fizeram seguro de sua lavoura tiveram a chance de minimizar os prejuízos causados pela chuva de granizo no último dia 4 , no distrito do Alto Caxixe, em Venda Nova. Somando aos estragos da comunidade vizinha de Vai e Vem, de Castelo, estima-se que o prejuízo total chegue a R$ 5 milhões.

 

Na sessão da última terça-feira, dia 13, o assunto voltou a ser tema de debate na tribuna da Câmara. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, que participou do 1º Encontro do Trabalhador Rural de Venda Nova, promovido n último final de semana pelo Sindicato dos Trabalhadores rural, comentou que o secretário de Agricultura, Evair de Melo, falou da necessidade do seguro da lavoura. 

 

Na ocasião do Encontro, o secretário observou que, no caso da chuva de granizo em Alto Caxixe, quem tinha seguro enfrentou melhor o problema. Grillo comentou que os investimentos são altos e disse achar que o seguro minimizaria os riscos de prejuízos.

 

Mapeamento

O vereador Chico Foletto- PSB falou que os agricultores enfrentam muitas dificuldades para fazer um seguro de lavoura, pois são muitas exigências e imposições bancárias, que o tornam inviável. Ele também sugere que o Município busque junto ao Estado a implantação de um trabalho de mapeamento de áreas de riscos para determinadas culturas. Com este mapeamento, seria mais fácil conseguir seguro. Para Foletto, esta seria uma demanda da Secretaria Municipal de Agricultura junto à Secretaria de Estado.

 

Alberto Falqueto- PDT, que é agrônomo de formação e produtor rural, também falou da importância de um serviço de mapeamento. “Só os países de terceiro mundo não o adotaram ainda. O Mapeamento indica quais são as culturas adequadas para cada região, o que serve de subsídio para liberação ou não de um seguro. “Caso o produtor resolva plantar alguma cultura não recomendada, ele mesmo assume os riscos”.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.