Coopeducar leva projeto ambiental a Brasília

Escola recebe visita de vereador e é convidada para expor seu trabalho na Tribuna Livre da Câmara

22 de novembro de 2007 às 00h00.

Na manhã de terça-feira, dia 20, representando a Câmara de Venda Nova, o vereador Chico foletto- PSB visitou a Escola Coopeducar, no bairro Vila Betânea. Junto com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Henrique Lorenção, ele foi conhecer o projeto 5 Rs, que no início do mês foi convidado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para ser apresentado em Brasília.

Encantado com o que viu na escola e com a possibilidade de o projeto inspirar outras, o vereador convidou a instituição de ensino para apresentar o 5 Rs na Câmara. A mentora do 5Rs, a professora Marli Bossois, representou a Coopeducar e falou na Tribuna Livre do mesmo dia sobre a trajetória dos trabalhos ecológicos da escola, que foram ganhando força ao longo dos anos devido à parceria com a Prefeitura, ao empenho dos alunos e à aceitação da comunidade.

FOTOINTERNA1

A professora descreveu as atividades desenvolvidas, ano a ano,  que mantidas, evoluíram e se agregaram a outras. De acordo com a professora, ações de redução do lixo, como a não utilização de copos descartáveis, tem 25% de adesão na escola e tende a evoluir, pois as propostas dos projetos são mantidas mesmo quando outros são incorporados.

A escola também lançou em alguns segmentos do comércio a campanha de redução de sacolas plásticas. Assim, uma ação somada à outra vai formando um “exército ecológico”, que ensina e influencia colegas, demais professores, funcionários, irmãos, pais, amigos...

A viagem dela e o professor Emerson Luiz Amorim para Brasília teve o apoio da Prefeitura

Elogios

O vereador Chico Foletto- PSB, que esteve pela manhã na escola para conhecer de perto o projeto “5Rs”, e os demais que foram à tribuna foram unânimes em elogiar a iniciativa da escola. Marco Grillo disse que o projeto não tem retoque, é perfeito e que reduzir a produção de lixo é um desafio para Venda Nova e Alberto Falqueto- PDT completou ao dizer que o município é recordista em produção per capta. Luiz Brambila- PMDB e Eunice também a parabenizaram.

FOTOINTERNA2

Foletto sugere ao secretário de Meio Ambiente, Henrique Lorenção, e a Fábio Altoé, Educação, que incentivem as outras escolas do município a adotarem o projeto. Ele observou que as crianças levaram a mudança de hábitos para dentro de suas casas e que este comportamento replicado pode causar um grande impacto positivo no município.