Campanha de vacinação contra influenza 2018

No dia 23 de abril começa a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e vai até o dia 1º de junho. Saiba mais.

19 de abril de 2018 às 00h00.

Dia 23 de abril começa a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e vai até o dia 1º de junho, ocorrendo o dia D no dia 12 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população que é o público-alvo dessa campanha.

Fazem parte da lista do grupo prioritário:

• Crianças de seis meses até menores de cinco anos;
  • Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Idosos maiores que sessenta anos;
  • Professores;
  • Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;
  • Povos indígenas;
  • População privada de liberdade;
  • Adolescentes e jovens sob medida socioeducativas;
  • Funcionários do sistema prisional.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explica que a gripe é causada pelo vírus influenza, sendo que o vírus A e B são os que provocam maior impacto na saúde humana. A vacina que será utilizada na Campanha de 2018 protegerá contra os vírus A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015, A (H3N2), subtipo Singapore/INFIMH-16-0019/2016 e B, subtipo Phuket/3073/2013. Mesmo quem foi vacinado ano passado precisa se vacinar novamente, já que a composição da vacina muda a cada ano por causa das constantes mutações do vírus influenza.

O que é a Influenza?

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e o nariz.

De acordo com Danielle, a hospitalização e a morte por influenza ocorrem principalmente entre pessoas do grupo de alto risco que não receberam a vacina. Em alguns casos, a infecção pelo vírus pode evoluir para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o qual o paciente apresenta sintomas gripais associados a uma forte dificuldade de respirar.

Em 2018, já foram registrados cinco casos de SRAG por Influenza no nosso estado, sendo dois casos por Influenza A (H3N2), um caso por Influenza A (H1N1) e dois casos por Influenza B. Dentre eles, um caso evoluiu para óbito por Influenza B.

Anote na agenda!

Todos os grupos deverão comparecer obrigatoriamente com Caderneta ou Cartão de Vacina, bem como documento oficial com foto. Os pacientes portadores de doenças crônicas deverão apresentar também o laudo de indicação para vacina. As puérperas deverão apresentar documento que comprove a gestação, como Certidão de Nascimento do bebê, ou cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Os professores precisam apresentar declaração da escola.

Se você faz parte de algum desses grupos, não deixe de se vacinar. Sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

Fonte: Aqui Notícias