Presidente da Assocol faz o uso da Tribuna Livre na 21ª Sessão Ordinária

Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, ocorrida no dia 26 de junho, a Presidente da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), Albertina Zandonade Carnielli fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre a Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao Socol.

Albertina começou sua apresentação falando sobre a Associação, que foi fundada em 21 de janeiro de 2013. Sua missão é promover a cooperação entre os associados, para fortalecimento dos seus negócios e da Assocol, com compromisso com a sustentabilidade e a proteção das características próprias do Socol. A entidade conta hoje com 24 associados.

A Presidente elencou os benefícios que a IG do Socol traz para o nosso Munícipio. O primeiro grande mérito da Indicação Geográfica é a garantia do Socol Venda Nova do Imigrante estar entre os produtos mundialmente protegidos, como o Champanhe e o Charuto, por exemplo.

“Me emociono porque é muito lindo saber que aqueles primeiros imigrantes que pisaram aqui em Venda Nova, trouxeram consigo e perpetuaram essa receita que está sendo preservada com todas as suas características artesanais”, afirmou Albertina.

Com a IG, o Socol passa a ser conhecido pela qualidade diferenciada, vinculada ao território de produção de Venda Nova. Como a cidade está localizada em uma área de altitude acima de 700 metros, desfruta de um clima e umidade propícios para a cura e maturação da iguaria. Esse conjunto de condições é essencial para a proliferação dos fungos benéficos e necessários para o processo de fabricação.

O segundo ganho é a garantia que se dá ao consumidor da procedência e da qualidade do Socol. Apesar de ser uma receita artesanal, conta com todos os cuidados em relação a higiene e a procedência da carne. Os porcos precisam ser criados na região de montanhas e existe uma série de condições para manter a qualidade da carne, como ser abatido na véspera da entrega, a temperatura não pode ser fora do ideal, dentre outras.

A IG confere ao Socol um lugar de destaque na gastronomia, seja como aperitivo ou na composição de pratos.  Desde massas, tortas e até caldos. o Socol pode ser combinado com várias opções e, por isso, é amado pelos chefs do nosso país.

Outro ganho da IG, é o estímulo ao desenvolvimento regional, principalmente para o Agroturismo e o comércio local. Por atrair turistas para a nossa região, a iguaria acaba gerando empregos, direta e indiretamente, permite a abertura de novos mercados dentro e fora do estado. Com isso, beneficia toda uma cadeia produtiva, como: farmácias, postos de combustíveis, hoteis e muitos outros.

Albertina finalizou a sua fala agradecendo aos parceiros que colaboraram no processo e informou que no dia 10 de agosto será o lançamento oficial da Indicação Geográfica. Será no auditório do IFES, às 18h30 e todos estão convidados para participar desse momento único da cultura e tradição da nossa cidade.

Parabéns, Assocol, produtores e todos os envolvidos!

Data de Publicação: terça-feira, 03 de julho de 2018

Horário de Funcionamento: