Presidente da Assocol faz o uso da Tribuna Livre na 21ª Sessão Ordinária

Albertina Zandonade Carnielli falou sobre a IG recebida pelo Socol e os benefícios que traz para Venda Nova.

03 de julho de 2018 às 00h00.

Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, ocorrida no dia 26 de junho, a Presidente da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), Albertina Zandonade Carnielli fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre a Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao Socol.

Albertina começou sua apresentação falando sobre a Associação, que foi fundada em 21 de janeiro de 2013. Sua missão é promover a cooperação entre os associados, para fortalecimento dos seus negócios e da Assocol, com compromisso com a sustentabilidade e a proteção das características próprias do Socol. A entidade conta hoje com 24 associados.

A Presidente elencou os benefícios que a IG do Socol traz para o nosso Munícipio. O primeiro grande mérito da Indicação Geográfica é a garantia do Socol Venda Nova do Imigrante estar entre os produtos mundialmente protegidos, como o Champanhe e o Charuto, por exemplo.

“Me emociono porque é muito lindo saber que aqueles primeiros imigrantes que pisaram aqui em Venda Nova, trouxeram consigo e perpetuaram essa receita que está sendo preservada com todas as suas características artesanais”, afirmou Albertina.

Com a IG, o Socol passa a ser conhecido pela qualidade diferenciada, vinculada ao território de produção de Venda Nova. Como a cidade está localizada em uma área de altitude acima de 700 metros, desfruta de um clima e umidade propícios para a cura e maturação da iguaria. Esse conjunto de condições é essencial para a proliferação dos fungos benéficos e necessários para o processo de fabricação.

O segundo ganho é a garantia que se dá ao consumidor da procedência e da qualidade do Socol. Apesar de ser uma receita artesanal, conta com todos os cuidados em relação a higiene e a procedência da carne. Os porcos precisam ser criados na região de montanhas e existe uma série de condições para manter a qualidade da carne, como ser abatido na véspera da entrega, a temperatura não pode ser fora do ideal, dentre outras.

A IG confere ao Socol um lugar de destaque na gastronomia, seja como aperitivo ou na composição de pratos.  Desde massas, tortas e até caldos. o Socol pode ser combinado com várias opções e, por isso, é amado pelos chefs do nosso país.

Outro ganho da IG, é o estímulo ao desenvolvimento regional, principalmente para o Agroturismo e o comércio local. Por atrair turistas para a nossa região, a iguaria acaba gerando empregos, direta e indiretamente, permite a abertura de novos mercados dentro e fora do estado. Com isso, beneficia toda uma cadeia produtiva, como: farmácias, postos de combustíveis, hoteis e muitos outros.

Albertina finalizou a sua fala agradecendo aos parceiros que colaboraram no processo e informou que no dia 10 de agosto será o lançamento oficial da Indicação Geográfica. Será no auditório do IFES, às 18h30 e todos estão convidados para participar desse momento único da cultura e tradição da nossa cidade.

Parabéns, Assocol, produtores e todos os envolvidos!