Poliomielite: transmissão, sintomas e prevenção - CÂMARA MUNICIPAL VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

Poliomielite: transmissão, sintomas e prevenção

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, altamente transmissível, mais conhecida por “paralisia infantil” ou pólio, que infecta crianças e adultos e pode causar paralisia muscular. No dia 03 de julho de 2018, o Ministério da Saúde emitiu alerta para a baixa vacinação contra a doença: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças menores de um ano em 2017.

Embora não exista casos atuais da pólio, a preocupação do Ministério se justifica pela circulação do vírus em 23 países nos últimos três anos, o surgimento de um caso na Venezuela em junho e o efeito devastador da doença no Brasil antes de sua eliminação, graças à vacina.

Sintomas

A grande maioria dos casos são assintomáticos ou exibem sintomas leves e semelhantes a outras doenças virais, como a gripe, que são: dor de cabeça, dor de garganta, febre, coriza e náuseas. Esses casos são mais comuns em crianças muito pequenas, já quando a infecção ocorre em adolescentes ou adultos, a forma paralítica da doença ocorre com mais frequência.

Transmissão

A entrada do Poliovírus ocorre pela boca e o vírus se instala no intestino. A transmissão ocorre pelo contato direto pessoa-pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotículas expelidas ou pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus. Quando o vírus penetra no Sistema Nervoso Central (SNC), ele se multiplica dentro das células nervosas, que acabam morrendo e ocorre a paralisia. A principal complicação da doença são as sequelas ocasionadas pela paralisia, que se manifestam principalmente nos membros inferiores e podem progredir para óbito por insuficiência respiratória.

Tratamento e prevenção

São importantes cuidados básicos como lavar as mãos e alimentos, já que a transmissão está associada a condições de saneamento básico e higiene. Não existe um tratamento para a pólio, porém existe a vacinação, como forma de prevenção da doença.

Campanha contra sarampo e pólio acontece em agosto

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite vai acontecer no mês de agosto em Venda Nova do Imigrante. Saiba mais em: https://goo.gl/RgPWST.

Fonte: Infoescola / G1

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de agosto de 2018