Semana Mundial da Amamentação 2018 - CÂMARA MUNICIPAL VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

Semana Mundial da Amamentação 2018

A Semana Mundial da Amamentação começou. Ela vai do dia 1º até o dia 7 de agosto e é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da Campanha é incentivar o aleitamento materno.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as crianças devem se alimentar do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada, visto que nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde.

O recém-nascido alimentado exclusivamente com o leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade, além de ser o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus e evita diarreias.

Benefícios para a mãe e o bebê

O aleitamento também fortalece o vínculo entre mães e filhos, já que o contato com a pele da genitora e o mamar no peito são tranquilizantes e extremamente benéficos para o bebê

A amamentação também diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto.

A Campanha

A Campanha de Aleitamento Materno defende a amamentação materna exclusiva até os seis meses. E também pede para que as mães sigam dando o peito para os seus filhos até os 2 anos de idade, introduzindo aos poucos outros alimentos e bebidas.

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, ainda pediu para que as mães, além de amamentarem, também doem leite, já que é fundamental para as crianças que necessitam. “Amamentar é doar aquilo que é seu, que é gratuito, que é amor e que ajuda a salvar vidas”, afirma o Ministro.

Fonte: Agência Brasil / Aleitamento.com

Data de Publicação: quinta-feira, 02 de agosto de 2018