Dia Nacional de Combate ao Fumo

O objetivo da data é conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

29 de agosto de 2018 às 00h00.

O Dia Nacional de Combate ao fumo é comemorado anualmente em 29 de agosto e foi instituído pela Lei Federal nº 7.488/1986. O principal objetivo da data é alertar a população sobre os riscos que o cigarro pode trazer para a saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo.

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura para consumo. Somente na fumaça desse produto, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são alguns exemplos.

O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde

Dentre os problemas de saúde que o tabagismo pode causar, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

Fumantes passivos

Pessoas que não fumam também correm perigo, os chamados fumantes passivos. Quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

Dependência

O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução. Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.

Após o uso do cigarro ser interrompido, o corpo pode se recuperar dos danos causados pelo fumo. A caminhada pode não ser fácil, mas o seu pulmão e daqueles que você ama, irão lhe agradecer.

Fonte: Mundo Escola