10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

90% dos casos são evitáveis, falar é a melhor solução.

10 de setembro de 2018 às 00h00.

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde – OMS, com o objetivo de prevenir o suicídio.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS. São números expressivos, que revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas.

O suicídio é um fenômeno que pode afetar indivíduos de diferentes origens sociais, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Porém, ele pode ser prevenido. Saber conhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.

Sinais de alerta

Um dos mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem intenção de tirar a própria vida não avisa e não fala sobre isso. Entretanto, todos os sinais de alerta devem ser considerados, como:

• Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
  • Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
  • Isolamento;
  • Outros fatores.

O que se deve fazer diante de uma pessoa sob o risco de suicídio?

• Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio;
  • Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento;
  • Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha;
  • Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa;
  • Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

O que não se deve fazer?

• Julgar ou condenar;
  • Banalizar;
  • Opinar;
  • Dar sermão;
  • Falar frases de incentivos vazias.

A ligação para o Centro de Valorização da Vida é gratuita, através do 188. Não deixe de procurar ajuda. Todas as vidas importam!

Fonte: Ministério da Saúde