90% dos casos são evitáveis, falar é a melhor solução.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde – OMS, com o objetivo de prevenir o suicídio.
Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS. São números expressivos, que revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas.
O suicídio é um fenômeno que pode afetar indivíduos de diferentes origens sociais, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Porém, ele pode ser prevenido. Saber conhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
Sinais de alerta
Um dos mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem intenção de tirar a própria vida não avisa e não fala sobre isso. Entretanto, todos os sinais de alerta devem ser considerados, como:
O que se deve fazer diante de uma pessoa sob o risco de suicídio?
O que não se deve fazer?
A ligação para o Centro de Valorização da Vida é gratuita, através do 188. Não deixe de procurar ajuda. Todas as vidas importam!
Fonte: Ministério da Saúde
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda à sexta, das 12h às 18h
(28) 99946-1818
Todas as terças-feiras 19h
Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000