Secretário de Assistência Social presta contas na Câmara Municipal

O Secretário de Assistência Social, Edson Martas Rodrigues, realizou a prestação de contas da sua Pasta na última Sessão Ordinária.

01 de outubro de 2018 às 00h00.

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada na última terça-feira (25), o Secretário de Assistência Social, Edson Martas Rodrigues, prestou contas da sua Pasta. Edson falou dos números e dos vários projetos que a Secretaria está à frente, em relação a junho do ano passado até junho deste ano, fazendo uma comparação entre eles.

O Secretário começou a sua fala explicando sobre os programas e quantos profissionais fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O CRAS é o ponto principal da Secretaria e possui os seguintes serviços:

• Cadastro Único – CADUNICO (para a pessoa receber os seus benefícios deve estar no cadastro único proteção integral);
  • PAIF – Proteção e Atendimento Integral;
  • PBF – Programa Bolsa Família;
  • BPC – Benefício de Prestação Continuada;
  • Projeto Construindo Mais Oportunidades;
  • Projeto “A Espera de Uma Nova Vida”;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV;
  • Projeto Semear São João e São Roque - projeto que visa dar uma assistência às crianças e adolescentes em seu contraturno escolares.

Outro órgão também importante para a Secretaria é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que engloba:

• Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI;
  • Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimentos de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade;
  • Serviço de Proteção Social Especializada para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

E, para finalizar, o Secretário falou do Centro de Convivência do Idoso – CONVIVER e o Conselho Tutelar, explicando o que cada um realiza.

Um dos números que mais chamou atenção foi o aumento do número de andarilhos e moradores de rua. O Secretário explicou que a Prefeitura aborda a todos, porém a maioria está apenas de passagem. A Secretaria oferece passagem, marmita e kit higiene para os que dão continuidade na viagem. Edson recomenda a população que não dê dinheiro pois isso estimula que eles continuem pedindo, na verdade, eles devem ser encaminhados para o CREAS.

No final da Sessão, o Secretário ainda respondeu aos questionamentos feitos pelos Edis.