Secretário de Assistência Social presta contas na Câmara Municipal

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada na última terça-feira (25), o Secretário de Assistência Social, Edson Martas Rodrigues, prestou contas da sua Pasta. Edson falou dos números e dos vários projetos que a Secretaria está à frente, em relação a junho do ano passado até junho deste ano, fazendo uma comparação entre eles.

O Secretário começou a sua fala explicando sobre os programas e quantos profissionais fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O CRAS é o ponto principal da Secretaria e possui os seguintes serviços:

• Cadastro Único – CADUNICO (para a pessoa receber os seus benefícios deve estar no cadastro único proteção integral);
  • PAIF – Proteção e Atendimento Integral;
  • PBF – Programa Bolsa Família;
  • BPC – Benefício de Prestação Continuada;
  • Projeto Construindo Mais Oportunidades;
  • Projeto “A Espera de Uma Nova Vida”;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV;
  • Projeto Semear São João e São Roque - projeto que visa dar uma assistência às crianças e adolescentes em seu contraturno escolares.

Outro órgão também importante para a Secretaria é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que engloba:

• Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI;
  • Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimentos de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade;
  • Serviço de Proteção Social Especializada para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

E, para finalizar, o Secretário falou do Centro de Convivência do Idoso – CONVIVER e o Conselho Tutelar, explicando o que cada um realiza.

Um dos números que mais chamou atenção foi o aumento do número de andarilhos e moradores de rua. O Secretário explicou que a Prefeitura aborda a todos, porém a maioria está apenas de passagem. A Secretaria oferece passagem, marmita e kit higiene para os que dão continuidade na viagem. Edson recomenda a população que não dê dinheiro pois isso estimula que eles continuem pedindo, na verdade, eles devem ser encaminhados para o CREAS.

No final da Sessão, o Secretário ainda respondeu aos questionamentos feitos pelos Edis.

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de outubro de 2018

Horário de Funcionamento: