Presidente do Hospital Padre Máximo faz o uso da Tribuna Livre da Câmara

O objetivo era falar sobre a atualização do Hospital e as suas demandas.

15 de março de 2019 às 00h00.

Na Sétima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada na última terça-feira, o presidente do Hospital Padre Máximo – HPM, Cleto Venturim, fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre a atualização do HPM e as suas demandas. Após a sua fala, os Vereadores fizeram seus questionamentos e colocações que foram respondidas ao final da Sessão.

Cleto começou o seu discurso falando que era um prazer fazer o uso da Tribuna Livre, visto que ele foi um dos que ajudaram a sua criação, quando foi Vereador nesta Casa de Leis.

O Hospital completou 60 anos de história no dia 14 de janeiro desse ano. Ele foi criado diante de uma necessidade de saúde da comunidade de Venda Nova do Imigrante. Lideranças locais motivadas pelo padre Cleto Caliman, reuniram-se em Assembleia Geral para tratarem da constituição de uma sociedade civil de direito privado, de fins não econômicos, filantrópica, de caráter beneficente, de assistência social e de assistência à saúde. Cleto e a sua equipe trouxeram de volta o pensamento “de dono e fundador”, ou seja, pensar como os fundadores pensaram quando criaram o HPM e quais eram os seus objetivos e, com isso, fazer uma gestão que represente à sociedade.

O Presidente do HPM também apresentou alguns dados importantes, como a quantidade de pessoas atendidas. Em 2010, foram 29.818 cidadãos. Em 2018, esse número foi de 109.877, um aumento de 268%, sendo que dessa quantidade, 52% é referente a pessoas de fora do Município.

Os recursos do Hospital vêm das seguintes fontes: Governos Federal, Estadual e Municipal e recursos próprios. Além disso, o HPM também recebe doações, que ajudam a equilibrar as contas, o que é um processo delicado, já que as despesas são altas.

Cleto também falou sobre a UTI, como foi o seu nascimento e tudo o que é necessário para o seu andamento. E, apesar do alto custo de manter uma UTI em pleno funcionamento (cerca de 300 mil reais), o Presidente afirmou: “Estamos esperançosos que vai dar tudo certo. Nosso hospital é muito querido aos olhos das pessoas” e completou “Tudo o que fazemos é pelo o bem da sociedade”.

O HPM é parte integrante do desenvolvimento de Venda Nova, pois todas as pessoas que vêm ser atendidas acabam gastando no comércio da cidade. Apesar das despesas do hospital serem altas, ele não é um problema para o nosso Município, mas sim, um grande negócio e essencial para a população.

Quem quiser ajudar ao Hospital, é possível realizar a doação através do site: http://hpmaximo.org.br/website/site/.

Vereadores e o Presidente do HPM, Cleto Venturim