Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Saiba mais sobre esse problema que atinge mais de 20% da população brasileira.

26 de abril de 2019 às 00h00.

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial ocorre em 26 de abril. O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge mais de 20% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

O que é a Hipertensão?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando-se valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 90mmHg.

Tipos de Hipertensão

A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial:

• Estágio I: hipertensão acima de 130 por 90 e abaixo de 160 por 100;
  • Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110;
  • Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

Causas e fatores de risco

A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.

Isso pode ser um processo natural do corpo, mas é aumentado com alguns dos fatores de risco, como:

• Herança genética (90% dos casos);
  • Causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal (minoria);
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Idade;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Gênero e etnia (maior em homens, e em indivíduos de cor não branca);
  • Idade;
  • Sedentarismo.

Fatores de risco cardiovasculares adicionais aos pacientes com Hipertensão:

• Tabagismo;
  • Alteração dos níveis de colesterol total e frações e triglicérides;
  • Diabetes mellitus;
  • História familiar prematura de doença cardiovascular: homens<55 anos e mulheres <65 anos.

Sintomas da Hipertensão

Na maior parte dos casos, os pacientes hipertensos são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, o que pode ocorrer são:

• Dores no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas;
  • Zumbido no ouvido;
  • Visão turva.

Como a hipertensão só apresenta sintomas quando está mais avançada, o recomendado é aferir a pressão com frequência.

Prevenção

A hipertensão não tem cura, o máximo que se pode fazer é adotar hábitos, e em alguns casos medicamentos, para que ela fique controlada. Medidas que podem ser tomadas para evitar ou controlar a pressão alta são:

• Pratique atividades físicas todos os dias, ou pelo menos, cinco vezes na semana;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Mantenha o peso corporal saudável;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Diminua a quantidade de sal na comida;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Evite fumar.

Prevenir é melhor que remediar, cuide da sua saúde!