Hospitais filantrópicos contarão com R$ 1 bi em crédito para melhorar atendimento

Entidades são responsáveis por metade dos atendimentos do SUS

17 de junho de 2019 às 00h00.

Os hospitais filantrópicos poderão contar com uma nova linha de crédito de R$ 1 bilhão, lançada na última quinta-feira (13), no Palácio do Planalto. Resultado de parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Saúde, o “BNDES Saúde” destina financiamentos a instituições filantrópicas de saúde sem fins lucrativos que prestam atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é aprimorar a gestão das entidades filantrópicas de saúde, responsáveis por metade dos atendimentos do SUS. A expectativa é que a iniciativa contribua para melhorar a qualidade do serviço prestado à população, com redução do tempo de atendimento e da taxa de mortalidade hospitalar.

Para participar, os hospitais filantrópicos devem apresentar diagnóstico institucional e plano de ação. O BNDES Saúde contará com dois subprogramas: um voltado à melhorias de gestão, governança e eficiência operacional das entidades e outro, para ampliação e modernização dos hospitais.

Rede filantrópica

A metade dos atendimentos e dos procedimentos de média e alta complexidade do SUS é realizada pelas entidades filantrópicas. Em 2018, elas disponibilizaram aos pacientes da rede pública quase 129 mil leitos, o que representa 37,6% do total de leitos disponíveis no Brasil. Atualmente, a rede hospitalar conta com 2.147 entidades filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde, atendendo em 1.308 municípios de todas as regiões do país. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.

Fonte: Planalto