Câmara aprova Projeto que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Conselho faz parte das reivindicações realizadas pelo pais na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, ocorrida em agosto de 2018.

17 de julho de 2019 às 00h00.

Foi aprovado, na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 016/2019, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Comped, de Venda Nova do Imigrante e dá outras providências.

De acordo com o Projeto, o Conselho é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas para a promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência em nosso Município.

O PL determina quais são as competências do Comped, a sua composição, estrutura, reuniões, despesas e mais pontos necessários para o seu funcionamento e gestão.

Reivindicação feita pelos pais

A necessidade da implantação do Comped é uma solicitação dos familiares e das pessoas com deficiência que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, e nasceu nas discussões ocorridas ano passado, por ocasião da realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com o tema: “Família e pessoa com deficiência: protagonista na implementação de políticas públicas”.

No desdobramento das reflexões relativas ao tema, foram realizadas várias reuniões, com pais, representantes da APAE, juntamente com os Vereadores e Secretários, solicitando a criação do referido conselho.

O Comped é mais um passo para termos uma sociedade mais justa e igualitária.

O Projeto agora segue para a sanção do Prefeito Municipal, Braz Delpupo.