Presidente da APAE faz o uso da Tribuna Livre na Câmara

Objetivo era falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

22 de agosto de 2019 às 00h00.

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada na última terça-feira (20), a Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Maria de Lourdes Fiorido, fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre sempre de 21 a 28 de agosto. O tema do ano de 2019 é: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas".

De acordo com a Presidente da APAE, apesar das conquistas já alcançadas, a condição de protagonista da pessoa com deficiência precisa ser aprimorada e implementada para acontecer por inteiro, visto que ainda há muito o que fazer para que elas sejam participantes e atuantes, com expressivo destaque na elaboração e implementação das políticas públicas.

Importante frisar que é fundamental uma ampla mobilização, tanto da sociedade civil quanto da sociedade política, para que essas mudanças sejam realizadas. Na implementação das politicas públicas para a pessoa com deficiência é de significativa importância dar voz e vez a esses cidadãos.

Maria de Lourdes também falou de algumas questões simples, levantadas pelos pais da APAE, que podem ser modificadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência, como:

  • A desobstrução das calçadas, pois carros estacionados, árvores, buracos e mais outros percalços atrapalham o ir e vir;
  • Criação de vagas de estacionamentos para pessoas com deficiência nas portas das escolas, já que muitos possuem dificuldade de locomoção;
  • Transporte escolar adequado;
  • Alternativas para ingresso no mercado de trabalho, dentre outras.

A Presidente ainda destacou que reconhece os esforços que já foram feitos para melhorar a vida das pessoas com deficiência, como: a garantia de educação nas escolas regulares, a melhoria dos acessos nos locais públicos, acesso a políticas de saúde e na prevenção, por meio da oferta de exames para recém-nascidos e outros.

Vereadores e membros da APAE

Ela também agradeceu uma conquista recente fruto da mobilização dos pais juntamente com a APAE, no ano de 2018, que foi a aprovação do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Agora precisamos implementá-lo. A implementação possibilitará a articulação e o diálogo com outras instâncias de controle social e os gestores da administração pública, em relação ao monitoramento, a avaliação e a fiscalização das políticas para as pessoas com deficiência.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer e que o façamos juntos, sociedade, poder público, familiares e pessoas com deficiência”, finalizou Maria de Lourdes.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.