Câmara realiza homenagem aos 40 anos da Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo

A 32ª Sessão Ordinária da Câmara foi marcada por muita emoção e pelo sentimento de gratidão por tudo que as Voluntárias fizeram e fazem.

28 de agosto de 2019 às 00h00.

Na 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, a Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo foi homenageada pelos seus 40 anos de história e doação ao próximo. Foram convidados a compor a mesa o Prefeito Municipal, João Paulo Schettino Mineti, a Presidente das Voluntárias, Doracy Ambrosim, Eunice Caliman, Mirtes Lorenção Feitosa, o senhor Benjamin Falchetto e, representando o Instituto Jutta Batista, Marlene Piazzarollo Zandonadi.

Voluntárias, Benjamin Falchetto, Representante do IJBS e o Prefeito foram convidados para compor a Mesa

Benjamin Falchetto, uma lenda viva do nosso Município, foi quem abriu os discursos na Sessão, contando um pouco sobre a belíssima história das Voluntárias e foi seguido por Mirtes Lorenção Feitosa que enriqueceu ainda mais a narrativa. Como disse Benjamin: “A semente foi plantada, semeou e deu bons frutos”.

Foto: Pepê

A Presidente, Doracy Abrosim, e a Vice-presidente, Eunice Caliman, fizeram seus discursos baseados no presente, nas dificuldades diárias que a instituição passa e como as voluntárias se apoiam umas nas outras para seguir em frente, com muito amor, alegria e dedicação ao próximo. Ainda deixaram o convite para quem desejar integrar o grupo, o único pré-requisito necessário é querer ajudar. “A gente faz o bem sem saber a quem”, afirmou, com muita emoção, a Presidente.

Foto: Pepê

E quantas pessoas será que já foram beneficiadas por essa corrente do bem criada pelas Voluntárias? O número é impossível determinar. Apenas a certeza que já foram muitas e mais ainda serão.

Os Vereadores agradeceram e parabenizaram as Voluntárias pelo seu trabalho, ressaltando que elas são os anjos do Hospital Padre Máximo. A chama do voluntariado, que está tão presente na alma do vendanovense, deve ser mantida sempre acesa.

Voluntárias durante a 32ª Sessão Ordinária

O Prefeito Municipal, Paulinho Mineti, destacou que Venda Nova é essa cidade diferenciada justamente por causa das pessoas que a fazem ser assim. Além disso, também aproveitou para informar que o transporte público estará de volta a partir da próxima segunda-feira.

As Voluntárias

22 de agosto de 1979. Pode parecer apenas mais um dia normal na história da nossa comunidade. Mas não foi. Nesse dia nasceu uma corrente do bem, uma pequena semente, que hoje é uma frondosa árvore, que gera frutos doces e, a cada dia que passa, espalha amor e o bem. Essa bela árvore é a Associação de Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo.

A energia do espírito do voluntariado veio junto com os nossos avós que vieram da Itália, que foi passada de geração em geração e continua viva até hoje na alma do vendanovense. Ajudar o próximo é algo tão simples e natural como respirar.

E foi com esse sentimento que nasceram as Voluntárias. De um desejo de ajudar a suprir as carências que o nosso Hospital possuía. Hoje, elas contam com mais de 150 mulheres que, unidas, criam arte e compartilham amor. Os recursos financeiros gerados são convertidos em rouparia para o Hospital e, inclusive, móveis, equipamentos e utensílios quando é possível, além dos reparos da rouparia.

Mas como o amor é cíclico, o bem gerado não para no Hospital, ele retorna às próprias voluntárias. Ali elas se sentem úteis e com um propósito maior na vida. Muitos são os relatos de quem começou a frequentar, apenas para passar o tempo, preencher o dia, acabaram aprendendo, apaixonando-se e ficando. A preocupação em cuidar de todos não tem exceção.

Impossível não querer ficar. A sede das Voluntárias é cercada por uma energia do bem, e, qualquer um que entra ali, é contagiado por esse sentimento de ajudar o próximo. Tanto que o número de participantes aumentou nos últimos anos.

A expectativa para o futuro não podia ser diferente: continuar ajudando o Hospital e crescer junto com ele.

A nós, cabe apenas agradecer a essas mulheres guerreiras por todo bem e amor que elas criam e compartilham. A história das Voluntárias é motivo de orgulho e exemplo para todos nós.

Uma cidade é feita pelo seu povo. Que sorte a nossa termos um povo tão solidário e com o voluntariado na alma.

Parabéns, Voluntárias, e muito obrigado por tudo!

Voluntariado é o amor em ação. Quanto mais se divide o amor, mais ele se multiplica!