Coleta Seletiva: abrace essa ideia

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante realizada ontem (10), foi falado sobre a importância do serviço de coleta seletiva no município, o trabalho feito pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni) e a necessidade de cada um de nós colaborarmos fazendo a separação dos resíduos.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados de acordo com a sua constituição ou composição. Em Venda Nova, existe a coleta seletiva do lixo seco e a coleta normal, que é o lixo orgânico e itens que não são recicláveis, como papel higiênico.

A coleta seletiva dos resíduos é de extrema importância para a sociedade, pois além de gerar renda para as famílias que trabalham na Ascaveni, também significa cuidar do meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Esse tipo de coleta é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Por que separar os resíduos sólidos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Quais são os resíduos que devem ser separados para a coleta seletiva?

• Embalagens longa vida (tetra park);
  • Metais (aço e alumínio);
  • Papel;
  • Plástico;
  • Papelão;
  • Vidro.

Lembrando que resíduos de banheiro (como fraldas, absorventes e cotonetes) não são recicláveis.

A coleta seletiva em Venda Nova do Imigrante

Cada Comunidade tem o seu dia e horário específico para colocar os resíduos secos para o caminhão pegar. Quando ele chega na ASCAVENI, é selecionado e separado, após o processo, é prensado para ser vendido.

É crucial que todos os habitantes do nosso Município façam essa separação dos resíduos e abrace a ideia da coleta seletiva. Com a participação de todos, ganha o meio ambiente, a população e a economia.

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de setembro de 2019