Vereadores participam de reunião com o Detran-ES

Objetivo do encontro era tratar sobre melhorias necessárias no trânsito de Venda Nova

30 de setembro de 2019 às 00h00.

O Presidente da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, Francisco Carlos Foletto, participou de uma reunião com o Diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, na última quarta-feira (25). O objetivo do encontro era discutir sobre algumas mudanças necessárias para a melhoria do trânsito em nosso Munícipio.

Trânsito de Venda Nova não é municipalizado

Para entender melhor a questão é preciso considerar que o trânsito de Venda Nova não é municipalizado, ou seja, o responsável por cuidar do tráfego em nossa cidade é o Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, o Detran.

Quando se opta por municipalizar o trânsito, tem-se alguns benefícios, como em relação ao emplacamento, porém também possui obrigações e que geram custos. Assim é necessário pesar as opções para escolher a melhor para a nossa cidade.

Solicitações pequenas que fazem grande diferença

Algumas das questões levadas pelo Presidente da Câmara ao Detran-ES foram:

• Pintura de faixas de travessias de pedestres;
  • Pintura do nome “Escola” dentro da faixa, em frente às instituições de ensino e creches;
  • Rotatórias para diminuir a velocidade em algumas vias;
  • Pintura da ciclovia e mais.

Essas pequenas modificações, feitas com inteligência e lógica, trazem segurança e o bem da população de Venda Nova, além de levar mais disciplina e coesão ao trânsito.

Todos precisam fazer a sua parte para um trânsito mais humano

Não é apenas o Estado que deve cuidar do nosso trânsito, mas sim, é um dever de todos nós. Antes de sair de casa, não esqueça de levar consigo a educação e o respeito. Algumas medidas que podemos adotar para termos ruas mais humanas são:

• Respeitar a faixa de pedestre;
  • Não falar no telefone quando estiver dirigindo;
  • Sempre usar o cinto de segurança;
  • Respeitar a sinalização;
  • Descer da bicicleta ao atravessar na faixa de pedestres;
  • Calçadas são para pedestres. Bicicletas devem andar na ciclovia ou, quando não tiver, andar na faixa de rolamento, em sentido do fluxo dos carros;
  • Use a seta.

Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais humano e com mais respeito.