Juiz da Comarca de Venda Nova faz o uso da Tribuna Livre

Objetivo foi de fazer um balanço dos seus 15 anos à frente da Comarca do Município

06 de novembro de 2019 às 00h00.

Na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova realizada ontem (05), o Juiz de Direito da Comarca do Município, Valeriano Cezário Bolzan, fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre os seus 15 anos na função. O juiz falou sobre os cuidados com os processos e, acima de tudo, com as pessoas.

Valeriano iniciou o seu pronunciamento agradecendo, principalmente, pela oportunidade de estar nesta terra que escolheu estar. De acordo com ele, na Magistratura, as pessoas vão pulando de Comarcas até chegar na capital, mas que preferiu a opção de permanecer em Venda Nova.

São 25 anos de graduação em Direito, sendo 15 como Juiz da Comarca de Venda Nova. “Por que Venda Nova? Porque me identifico com os valores e o trabalho dessa gente, que dignifica e constrói Venda Nova”, explicou Valeriano e continuou dizendo que a cidade progrediu assim como a Justiça. “Venda Nova não era considerada uma boa Comarca porque não tinha nada. Em 2004, haviam 800 ações. Em 2018 foram 3.300”.

Destaque para a sua equipe

“Hoje temos uma equipe maravilhosa, porém deficitária por causa do limite da lei, mas, mesmo reduzida, presta um serviço de excelência. Estamos zerando os processos com mais de cem dias, meta importante que mostra que os processos estão tendo uma tramitação célere”, elogiou e ainda agradeceu a recepção e o apoio que teve em Venda Nova. “Nossa sede hoje é referência e construímos também o Cartório Eleitoral, mas nossa maior marca é a humanização da Comarca”.

Novo ciclo focado nas pessoas

“Este ano estou vivendo um novo ciclo, que tirei para buscar novos conhecimentos. Estou fazendo Pós-graduação em Psicologia Positiva, pela PUC-RS”, explicou. O motivo é que, como juiz, ele não pode agir, apenas recebe as demandas, “Dizer o direito”, como elucidou.

Recebendo as partes no seu Gabinete, ele identificou que estava precisando trabalhar o ser humano Valeriano para ajudar os seres humanos que ali iam, então criou o Projeto “Viva Acima e Além”, voltado para trazer temas da psicologia positiva para Venda Nova e região.

Valeriano aproveitou para convidar a todos para o evento filantrópico que irá acontecer no dia 5 de dezembro, no Centro Cultural, o “Viva com sentido e propósito”. “As pessoas estão carentes de ouvir palavras esperançosas, mas não de autoajuda, mas ciência, sem filosofia barata, mas que pode ser aplicado na prática”, destacou. O evento contará com o apoio de várias instituições e o valor investido pelos participantes será revertido em prol do Hospital Padre Máximo.

O objetivo do encontro é auxiliar a prevenir conflitos, ajudar as famílias e os cidadãos para que possam se erguer. “Não viemos para ficar na sombra, apenas sobrevivendo ou segurando o mundo. Viemos para ser cocriadores do mundo e, para isso, precisamos estar preparados” afirmou.

Assim, Valeriano explicou que o propósito é zerar os processos e paralelamente desenvolver o ser humano.

“Venda Nova mora em mim e eu tenho muito orgulho de me considerar cidadão vendanovense”, finalizou Valeriano.