Câmara homenageia o Sebrae durante 45ª Sessão Ordinária

O Sebrae e personalidades que contribuíram para o Agroturismo em Venda Nova foram homenageados

21 de novembro de 2019 às 00h00.

Na 45ª Sessão Ordinária, ocorrida na última terça-feira (19), foi realizada uma homenagem especial de agradecimento às personalidades que contribuíram no processo de desenvolvimento do Turismo Rural do Espírito Santo e para a projeção de Venda Nova como Capital Nacional do Agroturismo. O objetivo da Sessão era que a Câmara pudesse dar a sua parcela de contribuição na realização da 15ª Feira de Turismo Rural, a Ruraltur.

Foram convidados para compor a Mesa o Prefeito de Venda Nova, João Paulo Schettino Mineti; Superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira; Secretário de Estado de Turismo, senhor Dorval de Assis Uliana; Presidente do Montanhas Capixabas Convention Bureau, Valdeir Nunes; Vice-Presidente do Agrotures, Lúcio Busato; Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo.

E também foram convidados os homenageados: Adelson Antônio Salvador, representado pelo senhor Anderson Sabino; José Valdemar Pin (ausente); Luiz Carlos Feitosa Perim; Maria Angélica Fonseca (ausente); Pedro Rigo, representado pelo senhor José Eugênio Vieira; Rodrigo Belcavello Barbosa; Ronald Mansur (ausente); Vera Inês Perin (ausente). Os homenageados que não puderam comparecer terão suas honrarias entregues em um momento posterior.

 

Palavras dos homenageados

Os homenageados utilizaram a Tribuna para agradecer a honraria e falar sobre este momento de coroação do Turismo Rural do Espírito Santo e Venda Nova. Anderson Sabino, representante de Adelson Antônio Salvador, destacou que o ex-Vice-Governador foi um semeador, que trouxe a semente e a espalhou em várias localidades do Espírito Santo. Em nossa cidade ela encontrou terreno fértil, floresceu e deu frutos. “O Sebrae é um semeador nato, que pode nos acolher e auxiliar a tratar bem o Turismo”, destacou.

Anderson Sabino, representante de Adelson Antônio Salvador

Rodrigo Belcavello Barbosa salientou o acolhimento que recebeu em Venda Nova e o apoio recebido pelos seus colegas do Sebrae, líderes e professores que são engrenagens essenciais no caminho do sucesso da micro e pequena empresa.  

Rodrigo Belcavello Barbosa

Luiz Carlos Feitosa Perim, homenageado em nome dos empresários vendanovenses que abraçaram a causa do Agroturismo, frisou que sem o mercado consumidor, o sucesso não seria possível, afinal, não adianta uma boa ideia se não tiver quem a compre. “O sucesso desse projeto a esse ponto foi pela persistência e pela base que aqui tinha. E pelo mercado que vinha comprar”, afirmou. Luiz também agradeceu à equipe do Alpes Hotel e relembrou que o hotel era usado como base pelo Sebrae no início da implantação do Agroturismo.

Luiz Carlos Feitosa Perim

O Superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, representou a Instituição para receber a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman, maior honraria desta Casa de Leis. Ele agradeceu em nome da família Sebrae e ressaltou a importância desse reconhecimento pela comunidade de Venda Nova. “Todas as nossas ações no agronegócio começaram em Venda Nova. Quando comecei a trabalhar, todas as pessoas que eu conhecia eram de Venda Nova. Eu acompanhei o seu desenvolvimento e crescimento e, pela primeira vez, seremos distinguidos para receber a Ruraltur. Foi um desafio e, o mais importante, é que Venda Nova abraçou como algo deles. Sentimos orgulho de fazer parte da história de Venda Nova”, afirmou. O Diretor parabenizou a equipe do Sebrae de Venda Nova e informou que em nossa cidade já foram realizados 25 mil atendimentos pela Instituição. Um número impressionante. “Essa homenagem vai para a nossa Galeria, com muito orgulho e com muito amor”, finalizou José Eugênio. Após sua fala, ele presenteou a Prefeitura e a Câmara com um livro que conta a história do Sebrae no Espírito Santo.

Superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira

Convidados da Mesa também fizeram o uso da palavra

As personalidades que compunham a Mesa também foram convidadas para fazer o uso da palavra. Quem iniciou foi Bruno Emílio Pereira, representando o Senac. Bruno destacou que vários dos projetos realizados pelo Senac foram em parceria com o Sebrae. “Temos mais de seis mil alunos matriculados em cursos de Graduação e Técnicos”, relatou. Ele informou ainda que o Senac também estará presente na Ruraltur, coordenando a Cozinha Show, com chefs de cozinha renomados e personalidades.

Bruno Emílio Pereira, representando o Senac

Valdeir Nunes, o “China”, representante do Montanhas Capixabas e um dos organizadores, convidou a todos a participarem da Ruraltur e ainda destacou a necessidade de uma Feira propriamente capixaba, anual, tendo início em Venda Nova.

Valdeir Nunes, o “China”

O Secretário de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo, fez uma viagem no passado contando como foi o início do Agroturismo em Venda Nova e os principais desafios.

Secretário de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo

O Secretário Estadual de Turismo, Dorval de Assis Uliana, lembrou que o dia 19 de novembro era o dia do Empreendedorismo Feminino e parabenizou as mulheres do Agroturismo que estavam presentes na Sessão. O Secretário ainda parabenizou a Câmara pela homenagem ao Sebrae e pelo respeito à Instituição. “Não existe metodologia capaz de mensurar a contribuição do Sebrae”, afirmou Dorval.

Secretário Estadual de Turismo, Dorval de Assis Uliana

O Prefeito de Venda Nova, João Paulo Schettino Mineti, parabenizou as famílias empreendedoras do Município e ainda fez um apelo aos vendanovenses: “Me ajudem a fazer um Município melhor. Ninguém faz um Município sozinho. Estamos trabalhando incessantemente. Vamos fazer jus ao nosso nome, nós somos a Capital Nacional do Agroturismo”.

Prefeito de Venda Nova, João Paulo Schettino Mineti

O Presidente da Casa, Francisco Carlos Foletto, enfatizou que Venda Nova é diferente porque sempre valorizou a história dos seus antepassados. “Vamos trazer o Brasil para Venda Nova e levar Venda Nova para o Brasil. Esse Município é diferente no que faz e ninguém segura Venda Nova”, afirmou.

Equipe do Sebrae recebe a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman

Venda Nova é o que é graças aos seus habitantes

Esta Casa de Leis acredita que todos os cidadãos vendanovenses, nascidos ou não aqui, merecem também essa homenagem e, por isso, gostaríamos que todos se sentissem homenageados neste momento. Participem e incentivem a Ruraltur, ela é de extrema importância para a nossa cidade e uma conquista para cada um de seus habitantes.

 

Participe da Ruraltur

A Ruraltur teve início hoje (21) com uma vasta programação de Seminários, Palestras, Apresentações e muito mais. Não deixe de prestigiar esse momento tão único para a história do Agroturismo de Venda Nova. Confira a programação completa no link: https://ruraltur.montanhascapixabas.org.br/programacao/

Confira todas as fotos da Sessão no link: https://photos.app.goo.gl/KHQcRvoMwwZW7aU36

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.