Secretário de Obras faz o uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal

Alexandre Filete esclareceu os questionamentos da população sobre a situação das obras no Município

12 de dezembro de 2019 às 00h00.

O Secretário Municipal de Obras, Alexandre Filete, fez o uso da Tribuna Livre na 48ª Sessão Ordinária desta Casa de Leis, realizada na última terça-feira (10), para explicar a situação das obras na cidade. Alexandre também respondeu aos questionamentos realizados pelos Vereadores.

“Existe muita reinvindicação da população e eu acho nada mais justo que, como Secretário, vir fornecer as explicações”, iniciou Alexandre. De acordo com o Secretário, as demandas são grandes, mas pediu compreensão à população, visto que na reta final do ano a Prefeitura tem as obrigações com o orçamento, sendo necessário cautela para manter as contas em dia e não extrapolar nenhum limite legal.

Pavimentação das vias

Um tema se destacou entre os demais: a pavimentação das vias do Município. Antes de entrar no assunto de quais ruas foram ou serão asfaltadas, o Secretário destacou a questão da manutenção das estradas, o qual também é um dos principais problemas, principalmente nos períodos de chuva. “É necessário planejamento, porém a gestão foi assumida recentemente e não teve tempo de fazer o cronograma, mas seguir o que já existia”, ressaltou Alexandre. No próximo ano, a Prefeitura pretende levar um maior conforto à população nas vias mais danificadas.

Em relação as obras, a Secretaria está dando seguimento a pavimentação do Alto Colina, do Camargo (ambas tiveram o andamento prejudicado por causa das chuvas), próximo da APAE, que inclusive já foi concluída, e o percurso da Vendap até São João de Viçosa, além da pavimentação de sete ruas contempladas por emendas estaduais.

O Secretário ainda esclareceu a situação da via que dá acesso ao Hospital Padre Máximo. Como ela foi recém aberta, a água estava acumulando, assim a Prefeitura está providenciando o dreno para minimizar a situação, até que seja realizada a pavimentação por completo.

Uma obra que muito preocupa a Administração é a do Binário, uma vez que é essencial para as alterações que serão realizadas no trânsito de Venda Nova. A situação da via está demasiadamente prejudicada, entretanto um engenheiro analisará para saber quais as melhores soluções para acabar com os problemas.

Para finalizar, Alexandre explicou a situação da obra no Portal do Lazer, na Comunidade do Caxixe. A empreiteira que venceu o certame teve problemas na execução e a Prefeitura realizou as notificações para que ela os corrigisse. Como a empresa não protocolou nenhum recurso, ela foi excluída. O segundo e demais colocados foram chamados para dar continuidade, porém não aceitaram por causa do valor defasado, sendo assim, necessário realizar um novo processo de contratação.

Alexandre pediu paciência para a comunidade e reiterou o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da população e o desenvolvimento do Município.