Secretário de Turismo, Cultura e Artesanato realiza a Prestação de Contas da sua Pasta

O Secretário apresentou as ações e atividades realizadas e as que ainda serão.

28 de fevereiro de 2020 às 00h00.

O Secretário de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo, realizou a Prestação de Contas da sua Pasta na Quinta Sessão Ordinária, realizada ontem (27). Marco Grillo falou sobre a estrutura da Secretaria, os atendimentos e os serviços prestados ao público, dados estatísticos dos turistas, a previsão de arrecadação e as ações que estão em andamento.

O Secretário iniciou a sua Prestação explicando como é a estrutura administrativa e organizacional da Pasta e quais os serviços são oferecidos ao público. De acordo com Marco Grillo, “A Secretaria tem como âmbito de ação o planejamento, a execução e o controle das atividades referentes ao turismo, cultura e artesanato do Município. Também é de responsabilidade da Secretaria a organização e publicação do Calendário de Eventos Municipal. Sendo uma das principais funções, a de promoção e comercialização do destino Venda Nova do Imigrante”. O destaque do ano de 2019 ficou para a realização da Feira de Turismo Rural, a Ruraltur.

A Secretaria é responsável por:

• Centro Cultural e Turístico - sede da Secretaria, da Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, e também é o local das reuniões dos Conselhos Municipal de Turismo e de Cultura, e ainda de apoio para o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau;
  • Centro de Eventos Padre Cleto Caliman - principal espaço de eventos, em 2019 a gestão do espaço foi compartilhada com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer;
  • Centro de Eventos Zaudino Gagno - palco da abertura do Campeonato Capixaba de Motociclismo e da Festa do Tomate;
  • Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman – em 2019, foram atendidos 1.865 usuários, que realizaram pesquisas via livros, além de 778 via computadores. Também teve mais de 800 atendimentos de crianças e adolescentes, de 06 meses a 15 anos, para contos e histórias;
  • Ponto de Informações Turísticas – atendeu cerca de 500 pessoas por mês.

Dados estatísticos dos turistas em nosso Município

De acordo com o Secretário, dentre o período de 05/12/2019 a 27/01/2020, 164 turistas responderam à pesquisa, sendo a maior parte do Pará. Além disso, 86,2% estiveram em Venda Nova pela primeira vez e 50% ficaram sabendo da cidade pela Internet. Outro ponto que se destaca é do motivo que os levaram a visitar o Município: 96,6% alegaram ser por causa do Agroturismo.

Ações em andamento

Marco Grillo explicou que a Secretaria possui as seguintes ações em andamento:

• Adequação junto ao Corpo de Bombeiros de todos os espaços, entre eles Centro Cultural e Turístico;
  • Lançamento do edital de chamamento público para cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura de Venda Nova do Imigrante / ES;
  • Criação do Fundo de Cultura;
  • Monumento do Imigrante Italiano;
  • Reestruturação do Ponto de Informações;
  • Reestruturação da Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção;
  • Restauração do Altar da Igreja de Pindobas;
  • Novo projeto para o Centro de Eventos Pe. Cleto Caliman;
  • Mirante Viaduto BR 262 e outros mais.

Após a sua fala, os Edis agradeceram e parabenizaram o Secretário e a sua equipe pelos serviços realizados.