Emoção marca homenagens na Câmara

Entregas da Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman e do título de Cidadão Vendanovense emocionam homenageados

10 de maio de 2008 às 00h00.

Assumidamente cautelosa em fazer homenagens, esta é a primeira vez neste mandato que a Câmara de Venda Nova prestou homenagens. Além do título de Cidadão Vendanovense, o Legislativo buscou na figura unânime de padre Cleto Caliman o nome da comenda que reverencia personalidades de valor para o município.

O juiz Valeriano Cezário Bolzan, que recebeu o título e a comenda, fez um pronunciamento emocionado na tribuna. Com três anos de atuação na comunidade, completos em novembro do ano passado, ele conviveu apenas quatro meses com padre Cleto.

Bolzan falou que sabia do desafio que enfrentaria ao assumir a Comarca de Venda Nova que, além de precárias as instalações físicas, sofria com uma  reduzida equipe de trabalho. Hoje o Fórum funciona em novas instalações, num modelo arquitetônico único no Estado e com uma equipe bem maior. "Hoje a junta de Venda Nova é referência no Espírito Santo".

Além destas conquistas, o juiz falou do seu trabalho junto ao Conselho Municipal de Segurança e, que a partir de agora vai conduzir o processo eleitoral em Venda Nova. Valeriano acredita ter conquistado a comunidade vendanovense pelo trabalho.

FOTOINTERNA1

Benjamim Falqueto, que recebeu a comenda, representando a classe de ex-políticos (ele foi vereador e prefeito de Conceição do Castelo) e também por ser o autor do Hino de Venda Nova, enalteceu padre Cleto Caliman e disse não saber se era merecedor de tal honra. Em homenagem ao religioso declamou o seguinte verso de sua autoria:

FOTOINTERNA2

Cacique Pena Branca

Filho ilustre da tribo guerreira

Seu talento empenhou com vigor

Do progresso empunhando a bandeira

Fez do solo nativo um primor

Sua a vida a Deus consagrada

Foi um canto de eterno louvor

"Deus é pai! Maria, Mãe amada"

Com sua mão nos conduz ao senhor

Da sua pena fértil, da mente brilhante

Surgiram projetos de rara ousadia

Correios, hospital, colégio, telefonia

Hoje tua tribo te aclama vibrante

Com grito de glória que nunca se estanca

Salve cacique! Imortal Pena Branca!

Por que Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman?

A Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman surgiu com a aprovação do Projeto de Lei, de autoria de vereador Marco Grillo, que resultou na Lei nº 685/2006. O vereador propôs criar a mais alta homenagem com o nome da figura considerada a mais importante da história da sua geração. Padre Cleto trouxe inúmeros benefícios para o município, ultrapassando seu papel religioso, e foi o grande embaixador de Venda Nova.

Além da grande proximidade, em função da estreita amizade com o religioso, o vereador acreditou que, com esta comenda, prestaria mais uma homenagem a este importante homem público.

FOTOINTERNA3

Para materializar a comenda contou com o designer de José Daniel Ventorim Nunes, que propôs o formato, e também com os retoques do artista gráfico Paulo Porto, o Pepê, que produziu a imagem de padre Cleto impressa no centro da comanda.