Governo lança o selo “Turismo Responsável”

O selo é uma segurança para o consumidor e um incentivo para o turismo brasileiro

06 de julho de 2020 às 00h00.

O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. Ele é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

O selo é gratuito e, para solicitá-lo, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o CADASTUR. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão. O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

O que fazer caso o local apresente alguma irregularidade?

Caso o turista identifique alguma irregularidade no local, haverá um espaço dentro do site do selo onde ele poderá realizar a denúncia junto ao Ministério do Turismo que, em última instância, poderá revogar o selo.

Acesse o site, saiba mais e cadastre a sua empresa através do site: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/.